Cooperados subiram ao pódio e representaram o Cerrado Mineiro

A Semana Internacional do Café (SIC) 2020, realizada nos dias 18 a 20 de novembro, revelou os premiados de alguns dos principais concursos de qualidade de café do país, destacando os cooperados da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado como representantes da Região do Cerrado Mineiro na maioria destes eventos. 

Os cooperados já vinham se destacando com a classificação e premiação nos concursos promovidos no país, a exemplo do 29° Prêmio Ernesto Illy, VIII Prêmio da Região do Cerrado, Campeões da Expocaccer, Emater e Florada Premiada.

Neste fim de semana a lista de cooperados premiados aumentou com o anúncio de novos nomes. Foi assim no Concurso Aroma BSCA 2020, que anunciou nesta quarta-feira, 18, o café do cooperado Jorge Fernando Naimeg entre os ganhadores, ocupando o 2° lugar, com 89,4 pontos, da Fazenda Pântano, localizada no município de Coromandel-MG.

A família Naimeg representou a Região do Cerrado Mineiro no Concurso Aroma BSCA, sendo a vencedora desta localidade.

O Concurso Aroma BSCA premia os 5 melhores lotes de cafés especiais que possuem certificação de sustentabilidade produzidos pelos membros da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que obtiveram pontuação acima de 86 pontos.   Em entrevista ao site de notícias Café Point, a Diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanusia Nogueira, destacou a importância do concurso para os cafeicultores do país.

“O Aroma BSCA é a celebração do final da safra produzida exclusivamente por nossos associados e tem o objetivo de garimpar os melhores lotes de cafés especiais e disponibilizá-los, principalmente ao mercado interno, como reconhecimento e valorização de todo o investimento feito pelos produtores, ainda mais neste ano que, apesar de atípico em decorrência da pandemia da Covid-19, foi um ano excepcional em qualidade”. 

Vanusia Nogueira, Diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Ainda durante a SIC, outro concurso revelou nomes de cooperados que também representaram a região com cafés de alto padrão de qualidade, como foi o caso do Projeto Nucofee Artisans e Coffe Of The Year.   

No Projeto Nucofee Artisans, iniciativa da Syngenta em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), com foco em criar blends que destaquem o perfil aromático e as características de cada região do país, os cooperados Jorge Fernando Naimeg e Ângelo Nascimento foram os ganhadores. A família Naimeg conquistou o 3° lugar, com o café de 88,22 pontos e Ângelo Nascimento, na 4ª colocação, com pontuação de 87,84.

“Para o cafeicultor a participação nesses concursos é muito importante, pois nos abrem portas, seja para novos clientes, para a possibilidade de apresentar o nome da família e da fazenda, ou ainda como uma oportunidade de valorizar o nosso trabalho, a dedicação e a produção que tivemos.” 

Jorge Naimeg, Cooperado da Expocaccer.

Outro concurso que elegeu os cafés dos cooperados da Expocaccer como os melhores do país foi o Coffe Of The Year.  Reunindo os melhores cafés do ano, o evento ressaltou a qualidade produzida pelos produtores Beatriz Aparecida Souza Guimarães e Rafael Ribeiro Vinhal que, dentre os 200 finalistas, tiveram seus cafés selecionados entre os 20 melhores.

“Este ano foi incrível em relação à qualidade. Conseguimos ficar no top 100 do Cup of Excellence, no top 100 do Florada Premiada, em 3 lugar no Campeões Expocaccer e outras duas amostras em oitavo e décimo do mesmo concurso.  Por último estamos muito felizes de conquistar o Coffee of the year, que é um concurso de nível nacional. Acreditamos que os concursos de qualidade além de uma visibilidade muito boa eles nos mostra que realmente estamos no caminho certo. Produtor precisa produzir e aliar essa produção com a qualidade. Isso é uma forma de valorização do nosso café.”

Francisco Guimarães, filho da produtora Beatriz Guimarães, um dos representantes da tradicional família de cafeicultores do Cerrado Mineiro.

A premiação do Coffe Of The Year incentiva o desenvolvimento e aprimorar a produção nacional, além de divulgar novas origens do café.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Glaucio de Castro, a premiação nos concursos é importante para promoção dos lotes e do trabalho desenvolvido, agregando valor ao negócio dos cooperados.

“Os prêmios conquistados pelos nossos produtores enaltecem os cafés e o trabalho realizado por eles, além de enaltecer a região as quais os cafeicultores estão inseridos.  Tudo isso possibilita maior visibilidade e comercialização dos grãos que são requisitados pelas melhores torrefações, cafeterias, corretores e exportadores do Brasil e do mundo.”

Glaucio de Castro, Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer.

Para conferir a lista completa dos vencedores dos Concursos Aroma BSCA acesse aqui

Para conferir os vencedores do Coffe Of The Year acesse aqui

Abaixo os 10 classificados do Projeto Nucofee Artisans

ASCOM – Expocaccer