Evento reuniu cooperativa e membros de todos os Clusters do Alto Paranaíba

A parceria entre a Nespresso e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) ganha novos capítulos em prol da cafeicultura regenerativa. 

Nesta terça, 27, foi realizado o Workshop Nespresso AAA, com o objetivo de apresentar as estratégias da empresa que estão ligadas à qualidade, sustentabilidade e regenerativo.  

O evento realizado pela Nespresso, em colaboração da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), aconteceu na fazenda São Paulo, dos cafeicultores e cooperados Marcelo e Roger Montanari e reuniu parceiros e membros dos Clusters Nespresso do Alto Paranaíba, além da Gerente técnica de sustentabilidade da cooperativa, Farlla Gomes.

“A Expocacer se destaca por ser vanguardista em muitas áreas, especialmente na sustentabilidade. Os temas abordados durante o Workshop completam o trabalho que estamos desenvolvendo junto aos nossos cooperados e parceiros, de assessoria técnica e gerencial, de levar informações atuais sobre práticas, técnicas e questões legais que, além de importantes, também são avaliadas pelo mercado”, afirma Farlla Gomes.

A agenda incluiu palestras institucionais e discussões profundas sobre práticas regenerativas e questões trabalhistas, destacando a importância da sustentabilidade em todas as etapas da produção de café. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as técnicas abordadas durante uma visita à fazenda, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

A abertura foi realizada pelo Presidente Executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, e o Gerente do Programa de Café da Nespresso no Brasil, Daniel Motyl. Na ocasião, eles reforçaram o compromisso conjunto com a promoção de práticas sustentáveis na cafeicultura.

“A participação ativa da Expocacer no Workshop Nespresso AAA reforça seu compromisso com a promoção de uma cafeicultura sustentável e de alta qualidade. Eventos como este demonstram o poder da colaboração e do compartilhamento de conhecimento na construção de um futuro mais sustentável para a indústria cafeeira”, destaca Simão Pedro de Lima, Presidente Executivo da Expocacer.

Reflexões importantes sobre Direitos Humanos, com ênfase sobre a importância de uma abordagem inclusiva e ética em todas as etapas da produção de café também foram trazidas durante o Workshop Nespresso AAA, pelo Coordenador de Projetos do Imaflora, Oséias Mendes da Costa.

Daniel Motyl compartilhou insights valiosos sobre a iniciativa “Regenerativo para Nespresso”, destacando o compromisso da empresa com a promoção de uma cadeia de suprimentos sustentável e responsável. Edisom Machado, Engenheiro Agrônomo da Wolthers & Associates, complementou a discussão, oferecendo sua expertise sobre práticas regenerativas na cafeicultura.

“Ao visitar o Cerrado Mineiro e os trabalhos desenvolvidos pela Expocacer, percebemos uma similaridade muito grande entre ela e a Nespresso, pois seguimos o mesmo caminho de promoção à qualidade, inclusão (abrangendo a sustentabilidade do produtor e os direitos humanos do trabalhador) e das práticas regenerativas na cafeicultura. O workshop vem para ampliar essa visão mais sustentável, seja na parte agronômica ou produtiva, além de aumentar o engajamento do cafeicultor com os pilares do programa AAA, da teoria à prática”, explica Daniel Motyl, Gerente do Programa de Café da Nespresso no Brasil.

O ponto alto do workshop foi o painel moderado pelos cafeicultores Gustavo Ribeiro e Marcelo Montanari, cooperados da Expocacer, que compartilharam suas experiências e práticas bem-sucedidas na implementação de modelos de fazendas de café sustentáveis, tiraram dúvidas sobre as técnicas utilizadas na lavoura, compostagem, produtividade e custos de produção. Suas histórias inspiradoras serviram como exemplo do potencial transformador das práticas regenerativas na cafeicultura.