Com foco na comunidade, todos os anos a Expocaccer promove diversas ações voltadas para a educação socioambiental e o estímulo ao esporte, juntamente com ações comunitárias que despertam o senso de solidariedade humana.

Tão importante quanto a questão social, é a questão ambiental. Preservar nossas nascentes, reflorestar áreas e reciclar embalagens de produtos utilizados no manejo da lavoura são focos deste programa.

Dentre as ações de responsabilidade socioambiental realizadas pela Expocaccer, destacam-se:

Dia C – Dia de Cooperar

Em 2009 a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG/SESCOOP-MG) criou o projeto “Dia C – Dia de Cooperar” como forma de fomentar as cooperativas mineiras a desenvolverem diversas atividades e iniciativas locais, individualmente ou em grupo, priorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade do setor para atuar socialmente. A Expocaccer abraçou a ideia desde o início e realizou diversas ações em parceria com as cooperativas Sicoob Coopacredi, Coopa e Unimed Patrocínio com o objetivo de contribuir com instituições educacionais, órgãos públicos e hospitais.

Dia de Cooperar | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Ações Comunitárias

Todos os anos a Expocaccer realiza e participa de diversos eventos beneficentes de entidades que dependem do incentivo financeiro das empresas locais para a promoção de trabalhos sociais.

Ações Comunitárias | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Aluno Destaque

Trimestralmente os alunos do projeto “Aluno Destaque”, da Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves (CAIC), são beneficiados com cestas básicas, que são entregues como forma de reconhecimento pelo bom desempenho escolar. Esses alunos também têm a oportunidade de visitar a Expocaccer, assim como fazendas de cooperados parceiros do projeto com o objetivo de conhecer e aprender mais sobre a cafeicultura.

Aluno Destaque | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Campanha Sonho de Natal

Idealizada em 2001 pelo ex-colaborador Ronan Cunha, a campanha, antes chamada “Natal Feliz”, é uma das principais ações de responsabilidade social da Expocaccer atualmente. A campanha consiste em arrecadar, junto à população patrocinense, funcionários, cooperados e clientes da Expocaccer, cestas básicas para serem distribuídas às famílias carentes e instituições assistenciais de Patrocínio e região. Em 2001, ano de início da campanha, foram arrecadados 800 quilos de alimentos. Já em 2019 a campanha foi encerrada com 9 mil quilos de alimentos, atendendo mais de 500 famílias.

Campanha Sonho de Natal | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Dia Nacional do Campo Limpo

Em 2003 a Expocaccer, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e com a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), implantou a Central de Processamento de Embalagens Vazias em Patrocínio. A central recebe embalagens de defensivos agrícolas e similares já utilizadas para serem recicladas ou receberem uma destinação final de maneira que não comprometa o meio ambiente, preservando a natureza e a saúde humana. Dentre os programas de conscientização, destaca-se o Dia Nacional do Campo Limpo, realizado desde 2005. Esse evento tornou-se uma tradição para a central de Patrocínio, pois é o dia em que ela abre suas portas para a visitação da população patrocinense e da região, sobretudo para a comunidade escolar, recebendo alunos e professores para proporcionar-lhes maiores conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e sobre a destinação correta das embalagens vazias de produtos fitossanitários.

Dia Nacional do Campo Limpo | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Consórcio das Águas

É uma plataforma de diferentes atores (produtores, marcas de café, ONGs ambientais locais e globais) cujos esforços resultaram na fundação de uma organização legalmente independente com um time altamente especializado para promover o desenvolvimento ambiental através da restauração, agricultura climaticamente inteligente e gestão eficiente de recursos hídricos. Baseado no apoio inicial da UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza e da Nespresso, as principais marcas de café, Nestlé e Lavazza, e a Expocaccer se uniram para firmar um compromisso de 5 anos para apoiar o Programa de Investimento no Produtor Consciente, que reúne de forma coordenada essas três frentes de trabalho, visando a melhoria da oferta e provisão de serviços ecossistêmicos de regulação (saúde da água, solo, estoque de carbono, entre outros) afim de alcançar a resiliência ou blindagem climática de uma paisagem ou território. Na área piloto, o Córrego Feio, em Patrocínio, o Consórcio planeja investir na proteção dos ecossistemas naturais encontrados em aproximadamente 124 propriedades ao longo da bacia, a única a abastecer o maior município produtor de café no Brasil e um caso grave de escassez e conflito hídrico.

Consórcio Águas | Responsabilidade Socioambiental Expocaccer

Saiba mais sobre nosso programa
Responsabilidade Socioambiental.