Cooperados da Expocacer são reconhecidos como referência pela sustentabilidade e qualidade dos cafés durante a premiação

Por PR Américas

Com um recorde histórico de amostras de café inscritas no concurso, os cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) foram destaque no 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. Os vencedores da noite, cooperados da Expocacer, foram os produtores Deyvid Leandro, que levou o primeiro lugar na categoria Fermentação Induzida e José Augusto Guimarães, segundo lugar na categoria Natural, que enviaram amostras pela cooperativa. Outros cooperados também tiveram destaque no evento, ocupando o pódio da premiação, com amostras enviadas por meio de outras cooperativas e associações, são eles: Bioma Café; Evanete Peres e José Ricardo de Carvalho.

“Estamos muito felizes com os resultados da premiação. A Expocacer incentiva fortemente os produtores a fazerem cafés de qualidade e sustentáveis, afinal são nossos principais focos. A premiação vem para reconhecer o trabalho de excelência dos produtores, e o concurso representa o coroamento da safra,” afirma Fernando Beloni, Presidente da Expocacer.

O prêmio, que teve 500 inscrições, reconhece os melhores cafés dos 55 municípios que compõem a Região do Cerrado, valorizando o esforço dos cafeicultores na produção de cafés de alta qualidade, além de destacar a responsabilidade e rastreabilidade na produção de café. O concurso é o principal palco para a apresentação desses cafés de qualidade, comprometidos com a sociedade e meio ambiente. Nesta safra, foram mapeados pela Expocacer mais de 1.200 sacas de café com notas acima de 90 pontos na tabela SCAA.

“Os produtores trouxeram cafés especiais de altíssima qualidade e todos comprometidos com a sustentabilidade. Foram notas delicadas, exóticas e acidez brilhantes com finalizações diferentes. É uma diversidade de sabores que só o Brasil e, principalmente, nossa região conseguem oferecer,” afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

Troféus

O presidente da Expocacer Fernando Beloni, recebeu da Federação dos Cafeicultores do Cerrado uma homenagem pelos 30 anos da cooperativa. No Troféu Mulher de Atitude, a novidade foi a homenagem por categoria, onde as três melhores cafeicultoras da região foram premiadas pelo importante papel na produção de café. Em 2023, na categoria Fermentação Induzida, a vitória foi da cooperada da Expocacer e Coocacer Araguari, Evanete Domingues. Com foco na preservação do meio ambiente, o Troféu Atitude Sustentável, por sua vez, destaca as boas práticas agrícolas implementadas pelos cafeicultores. A competição reuniu 60 finalistas que apresentaram projetos de práticas sustentáveis aplicadas em suas propriedades e quem levou o grande prêmio foi o produtor Claudio Nasser. O troféu Produtor Consciente conquistado pelo cooperado da Expocacer José Augusto Guimarães, reconhece cafeicultores que desenvolvem estratégias para uma agricultura ambientalmente inteligente para o clima.

Cafés vencedores

Com pontuação de 88,73, o café campeão do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro na categoria Fermentação Induzida foi produzido por Deyvid Leandro, da fazenda Esperança. A variedade Catuaí Vermelho 99 possui notas de flor de laranjeira, pêssego e caramelo, que proporcionam uma grande explosão de sabor.

“Estou muito emocionado, trabalhamos com muito comprometimento o ano todo para fazer este café. Foram muitos testes e provas, era um perfil de café que eu acreditava muito, ele foi feito para disputar” diz o produtor Deyvid Leandro.

O cafeicultor José Augusto Guimarães, da fazenda Esplanada do Sol, também foi contemplado na disputa e levou segundo lugar na categoria Natural e troféu Produtor Consciente. Com pontuação de 89,34, o café da variedade Catucaí possui notas como melaço de cana, rapadura, frutas amarelas, caramelo, chocolate e corpo sedoso.

Confira a lista completa de campeões do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro:

Cereja Descascado

1º lugar – Bioma Café – Carmocer

2º lugar – Mariana Lima Veloso – Carpec

3º lugar – Sergio Ricardo Barbosa – Carpec

Fermentação

1º lugar – Deyvid Leandro – Expocacer

2º lugar – Evanete Peres Domingues – Coocacer Araguari

3º lugar – Bioma Café – Carmocer

Natural

1º lugar – José Ricardo de Carvalho – Acarpa

2º lugar – José Augusto Guimarães – Expocacer

3º lugar – Elen Lorencini Moraes – GRE Café

Sobre Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes. A cooperativa segue o propósito de inspirar, fomentar e nutrir uma cafeicultura de vanguarda atrelada ao impacto, definindo novos padrões de cultivo ao consumo com foco em sustentabilidade, transparência e impacto positivo.

FOTOS

01_COOPERADO EXPOCACER DEYVID LEANDRO, CAMPEÃO DO 1º LUGAR DA CATEGORIA FERMENTAÇÃO INDUZIDA

02_COOPERADO EXPOCACER JOSÉ AUGUSTO GUIMARÃES, CAMPEÃO DO 2º LUGAR DA CATEGORIA NATURAL

03_TROFÉU ATITUDE SUSTENTÁVEL CONQUISTADA PELO COOPERADO EXPOCACER CLAUDIO NASSER

04_PRESIDENTE DA EXPOCACER, FERNANDO BELONI, RECEBENDO HOMENAGEM PELOS 30 ANOS DA COOPERATIVA.