Mais uma vez, o Brasil mostrou o seu potencial na cafeicultura e levou o título de melhor do mundo na 8ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, realizado no dia 16 de novembro, na New York Public Library, nos Estados Unidos.

Localizada no município de Varjão de Minas, a vencedora, a propriedade São Mateus Agropecuária, do Grupo Guima Café conquistou o grande prêmio Best of the Bestdurante.

Os lotes participantes do concurso foram analisados pelos laboratórios de controle de qualidade da illycaffè e classificados em termos de riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio dos sabores e intensidades dos aromas.

Em seguida, para chegar no café campeão, foi feita uma avaliação com 9 especialistas, que por meio de uma degustação às cegas, dos 9 cafés dos países finalistas (Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda), elegeram os melhores lotes da colheita de 2022-2023.

A produção de qualidade com sustentabilidade é uma tradição para a Guima Café. O grupo teve seu café especial lançado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) a qual é associada. O café fez parte da Edição Raízes, como um dos primeiros da cooperativa a conquistar o selo de regenerativo.

“Temos muito orgulho de ver nossos cooperados se destacando como os melhores do mundo, em um dos principais concursos de qualidade de cafés do globo, com um café de alta qualidade e que traz consigo a sustentabilidade como uma característica marcante. Isso nos inspira a continuarmos promovendo o protagonismo deste movimento fascinante rumo a uma cafeicultura de qualidade com impacto”, afirmou o Presidente da Expocacer, Fernando Beloni

Para a São Mateus Agropecuária, a premiação é importante pois não dá apenas visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na propriedade, mas também ao que vem sendo realizado pela cafeicultura brasileira e especialmente pelo Cerrado Mineiro em prol da sustentabilidade. “O café campeão passou por todos os processos tradicionais de um Cereja Descascado, com o diferencial de ser totalmente regenerativo. Ser reconhecido como o melhor do mundo pela illy nos motiva a continuar apostando na qualidade do nosso produto, que divulga mundialmente o valor e o compromisso com uma cafeicultura ambientalmente responsável”, afirma Vinicius Nogueira, Técnico Agrícola da São Mateus Agropecuária.

ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal