Homenagem do Sistema OCB reconhece as melhores práticas adotadas na administração e governança da cooperativa

A excelência na gestão das cooperativas de todo país foi reconhecida nesta terça-feira (19), durante o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão realizado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), em parceria com o Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Na ocasião, 72 cooperativas receberam um selo que destacou as melhores práticas adotadas na administração e governança do segmento.

Entre as homenageadas está a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer). A cooperativa que completou 30 anos em setembro este ano, vem colecionando conquistas que marcam sua gestão e representatividade na cafeicultura do mundo, especialmente do Brasil e de Minas Gerais.

Em sua história, a Expocacer coleciona iniciativas como um modelo de Governança diferenciado, o único e mais moderno armazém exclusivo para cafés especiais do Cerrado Mineiro, o primeiro cafeicultor do mundo com uma propriedade certificada com práticas regenerativas, o primeiro grupo de cooperados com certificação regenerativa e recentemente a conquista como a primeira cooperativa de café do mundo a obter a certificação regenerativa.

“Nossos recordes vão além de números, alcançando iniciativas pioneiras em prol de uma cafeicultura de vanguarda atrelada ao impacto. Esse é o nosso ideal desde sempre e ter esse reconhecimento em um evento como este nos inspira ainda mais a continuar promovendo uma gestão representativa, transparente e a frente do seu tempo”, Fernando Beloni, presidente da Expocacer.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos, reconhecendo em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade.

Em entrevista ao site da Ocemg, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou da relevância da premiação. “É uma honra celebrar as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop. Este reconhecimento destaca a importância da gestão e da governança para o setor. Essas cooperativas não apenas inspiram, mas também mostram como a excelência impulsiona o sucesso coletivo. Parabenizo calorosamente todas as coops premiadas por seu comprometimento”.

ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal