Durante uma semana mulheres participaram de cursos teóricos e práticos sobre o mundo do café, da lavoura à xicara

A presença feminina na cafeicultura do Cerrado Mineiro vem se fortalecendo por meio de um projeto que visa capacitar e incentiva a presença feminina no setor. O projeto Elas no Café da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) realizou entre os dias 19 a 24 de fevereiro o Workshop Elas no Café, que ofereceu aulas teóricas e práticas com o intuito de promover, capacitar, integrar e desenvolver habilidades das mulheres do segmento.

Idealizado há 9 anos, o Projeto Elas no Café da Expocacer oferece oportunidades de aprendizado, networking e troca de experiências para mulheres que trabalham ou desejam atuar no setor cafeeiro. No início do programa, em 2015, a cooperativa registrou 13 cooperadas. Em 2024 esse número passou para 116 cooperadas inscritas, um aumento de 792% de mulheres ativas na Expocacer.

De acordo com Raquel Paza Lazarin, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da cooperativa, o Workshop Elas no Café é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso da Expocacer com a diversidade e inclusão.

“A Expocacer reconhece o papel fundamental das mulheres no setor cafeeiro e está empenhada em apoiar o desenvolvimento e o empoderamento dessas profissionais. Acreditamos que o evento promove um ambiente mais justo, onde todas as vozes têm a oportunidade de serem ouvidas e os trabalhos desenvolvidos por elas de serem valorizados”.

Durante o Workshop Elas no Café foram abordados temas como: história da cafeicultura, a importância do cooperativismo para o negócio café, análise sensorial dos grãos, qualidade da bebida, gestão de negócios, liderança, tecnologia, inovação, qualidade do café e sustentabilidade real.

Elas também conheceram cases de sucesso de profissionais ligadas à cafeicultura da região, aprofundaram conhecimentos sobre estudo das metodologias de Classificação Oficial Brasileira (COB) e Specialty Coffee Association of America (SCA), e também participaram de aulas práticas referentes aos processos de torra e harmonização do café.

Ao longo do curso, as integrantes participaram de competições de preparo de métodos e de uma visita à fazenda 5 Estrelas dos cooperados Ricardo e Gustavo Bartholo.

“A programação foi cuidadosamente elaborada para oferecer um conteúdo completo e enriquecedor, que contribuirá para o avanço das participantes em suas carreiras, nos seus negócios e no mercado como um todo”, explica Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

As 16 vagas oferecidas pelo workshop foram preenchidas em menos de uma semana. Anualmente, a Expocacer também reserva vagas para participação de colaboradoras. Estima-se que ao longo do programa, cerca de 400 mulheres foram capacitadas. 

Eu já havia visto algumas publicações nas redes sociais e sempre achei um trabalho incrível inserir mulheres nesse ramo. A família do meu marido produz café há gerações e meu objetivo é adquirir todo o conhecimento necessário para agregar valor à nossa marca de cafés, auxiliando-os tanto na produção quanto na gestão, e em todas as outras áreas que se fizerem necessárias. Quero também compreender melhor esse universo, trazendo para a gestão a perspectiva feminina, e, dessa forma, identificar oportunidades de melhoria e crescimento, além de aprimorar nossas práticas”, afirma Giovana Carpegiani, integrante do workshop Elas no Café 2024 e uma das vencedoras da “Copa Kalita”, campeonato de método realizado durante o curso.

Sobre a Expocacer:

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes. A Expocacer tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro, valorizando a qualidade dos produtos e o trabalho de seus cooperados.

ASCOM – Expocacer