Revista evidencia as iniciativas dos produtores na sustentabilidade e na produção de cafés diferenciados

A 13ª edição do Anuário do Café da Revista Campo e Negócios trouxe informações atualizadas sobre o cenário de produção e o mercado da cafeicultura, com destaque para os trabalhos desenvolvidos pelos cooperados da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

Dentre as iniciativas em evidência está o título de primeira fazenda de café com certificação de agricultura regenerativa do mundo, Regenagri ®, conquistada pelo cafeicultor e cooperado da Expocaccer, Fernando Nogues Beloni.

A certificação faz parte de um programa internacional de agricultura regenerativa, que tem como objetivo garantir a saúde do solo e promover boas práticas para atestar o cuidado com aqueles que dependem dele.

O feito inédito foi concedido por meio da certificadora britânica Control Union, presente em mais de 70 países, à fazenda Santa Cruz da Vargem Grande, em Patrocínio-MG, e valida as práticas sustentáveis realizadas há anos na propriedade do Beloni, com foco no aumento da saúde do solo, estímulo da biodiversidade, controle da emissão de gases de efeito estufa e do sequestro de CO2.

Atualmente Beloni conta com uma fábrica de biológicos que o auxilia no melhoramento e no equilíbrio do solo, além de gerar o aumento dos micro-organismos na planta e combater pragas e doenças, sem ter que utilizar defensivos químicos.

A conquista do Beloni vem inspirando outros cafeicultores da cooperativa a investirem na agricultura regenerativa. No ano passado, a Expocaccer obteve os selos orgânicos brasileiro, europeu, americano e japonês, habilitando-se a armazenar e comercializar os cafés de produção orgânica de seus cooperados aos países considerados os mais exigentes do mundo nos quesitos qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

Cooperado da Expocaccer e primeiro cafeicultor com certificação de agricultura regenerativa do mundo, Fernando Beloni.

Tradição e Qualidade

A tradição e a qualidade dos cafés produzidos pelos associados da Expocaccer também ficaram em evidência na revista por meio da família Melo, que está na quarta geração de cafeicultores e a cada ano vem se especializando na produção de cafés especiais.   

O anuário destacou a história da família de cooperados da Expocaccer, os cuidados e processos utilizados por eles na produção dos cafés e as características do terroir onde estão localizadas suas propriedades.

Em 2021, a família Melo conquistou o primeiro lugar do 18° Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). O produtor Edu Leandro Melo alcançou a liderança, representando a Região do Cerrado Mineiro, com um café de 88,78 pontos, da categoria Café Natural.

O café do Edu Melo teve seu lançamento na Edição Raridades da marca de cafés industrializados da Expocaccer; a Dulcerrado, e foi sucesso de vendas.

ASCOM – Expocaccer