O “Dia de Cooperar” visa apoiar e incentivar a colaboração à instituição no combate à violência da mulher

Neste sábado, dia 23, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado juntamente com a Sicred, Sicoob Credicoop e a Unimed realizarão o Dia C – O Dia de Cooperar, com vistas à conscientização sobre a violência contra a mulher.

A iniciativa vai chamar atenção e sensibilizar a população para a importância do trabalho desenvolvido pela organização sem fins lucrativos, o Projeto Kalungar Juntas.

A instituição oferece gratuitamente assistência psicológica, social e jurídica a mulheres de Patrocínio e região que sofrem algum tipo de violência, seja ela psicológica, física ou sexual.

Para tanto, no sábado, a partir das 9h, as cooperativas devem reunir seus funcionários para juntos promoverem uma blitz no centro da cidade de Patrocínio, com entrega de cartazes e fornecimento de informações sobre o projeto Kalungar.

Desde a primeira edição, há 13 anos, a Expocaccer participa ativamente do Dia C e por meio da integração com cooperativas locais, funcionários e sociedade, promove ações em prol da solidariedade.

O Dia de Cooperar foi criado pelo Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais), em celebração às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês Julho.

A Campanha deste ano vai arrecadar também doações em dinheiro para ajudar o projeto Kalungar Juntas, que desde a pandemia vem passando por necessidades quanto a materiais, despesas administrativas e até mesmo de voluntários. Por isso, os organizadores do Dia C disponibilizaram um link para que os interessados possam fazer doações: www.catarse.me/projeto_kalungar_c710

“A Kalungar se estruturou para oferecer gratuitamente assistência psicológica, social e jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica e essa violência perpassa a questão moral, sexual, psicológica, física e patrimonial, conforme especifica a Lei Maria da Penha. Dessa forma, buscamos interferir de modo qualificado, interdisciplinar e gratuitamente, para a desnaturalizaçao  e desconstrução de relações violentas. A intenção é ampliar a visão de como lidar com conflitos, buscando a autoestima e autonomia, para em paz e respeito, quebrar o ciclo da violência. O apoio das Cooperativas, com a incorporação do projeto Juntas/Kalungar ao Dia C de Cooperar, é extremamente importante e em nome de toda a sociedade, agradecemos.” Explica Edmea Regina Cardoso Marcene, Diretora Financeira na Kalungar.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal