Cerimônia revelou os melhores cafés da safra 21/22 que concorrerão ao 9° Prêmio Região Cerrado Mineiro

Um novo modelo de concurso com a emoção típica das edições anteriores. Assim foi a cerimônia de revelação dos ganhadores da Etapa Campeões da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado celebrada na noite desta quinta-feira, 14.

O evento foi aberto com a apresentação do Conservatório Municipal de Música Doutor José Figueiredo e conduzido pela cerimonialista Fernanda Viola, conhecida pelo público pela apresentação de edições anteriores do concurso da Região do Cerrado Mineiro e da cooperativa.

Por medidas de proteção à saúde, a cerimônia de revelação aconteceu de forma híbrida (presencial e online), com transmissão ao vivo diretamente de Patrocínio-MG, cidade onde a Expocaccer está situada, e limitação da capacidade de pessoas, restrita aos produtores que apresentaram amostras à Etapa.

O evento integrou uma das etapas do 9º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, trazendo como enfoque a intercooperação entre as cooperativas e associações do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

Durante a abertura do evento, o Presidente da Expocaccer e Vice-Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, ressaltou a importância da realização das etapas para os produtores e para a cooperativa.

“A Etapa Campeões Expocaccer marca um momento importante de um possível retorno às celebrações e da intercooperação que tanto prezamos entre as cooperativas e associações do Sistema RCM. Tivemos 190 amostras inscritas em nosso concurso e posso afirmar que foi uma tarefa difícil escolher 18 dentre tantos cafés excelentes. Isso nos orgulha. Saber que estamos cada vez mais crescendo com qualidade.” Ressaltou Castro.

Ressaltou Castro.

Na ocasião, o público também recebeu os cumprimentos do Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, entidade ligada à Região do Cerrado Mineiro, que por meio de um vídeo parabenizou todos(as) produtores(as).

A abertura da cerimônia foi marcada por muita homenagem como a realizada ao público feminino da cooperativa, por meio do Programa Elas no Café da Expocaccer; aos colaboradores; patrocinadores, e ao Educampo Expocaccer, uma parceria com o Sebrae.

Para a Etapa Campeões Expocaccer, nas 3 categorias: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida, encaminharam amostras produtores(as), cooperados(as) e associados(as) do Sistema RCM.

Seguindo o regulamento do 9° Prêmio Região do Cerrado, a lista com os 18 nomes dos classificados(as), foi divulgada sem revelação das categorias dos produtores e suas pontuações. Tudo para garantir maior expectativa ao concurso que tem a emoção como marca registrada em suas edições.

Este ano, a Expocaccer lançou como mote da Etapa a frase: “Determinação que faz a diferença”, uma homenagem aos produtores do Cerrado Mineiro que mesmo diante das adversidades climáticas e da bienalidade negativa demonstraram ao mundo, em mais uma safra, o sentido da palavra resiliência e fizeram a diferença na produção de qualidade. Para evidenciar a determinação e importância do trabalho realizado pelos cafeicultores, um vídeo foi apresentado no evento.

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO

Em mais uma edição repleta de surpresas. A Revelação dos cafés campeões da Etapa Expocaccer, categoria Cereja Descascado (CD), levou o público a mais um momento de emoção e alegria ao revelar como primeiro lugar o produtor, cooperado e ex-presidente da Expocaccer, Ricardo dos Santos Bartholo.

Por ter sido presidente da cooperativa, há alguns anos Bartholo não participava da competição. O cooperado foi representado por seu filho Gustavo Bartholo e nora Lucilaine Aparecida Alves.

O segundo lugar da categoria ficou com o produtor Jorge Fernando Naimeg, campeão da edição anterior do concurso da Expocaccer em 2020 e o terceiro lugar foi para Lucas Ribeiro Vinhal, ambos são cooperados da Expocaccer e têm na qualidade uma tradição familiar.   

“Estar entre os campeões da Expocaccer mais uma vez nos deixa muito felizes. Dedico esse prêmio aos meus familiares e colaboradores, sem eles nada seria possível. Acredito que o prêmio vem para coroar o trabalho de uma safra inteira de muita dedicação. Sempre digo que o concurso da Expocaccer é muito importante para o produtor, pois nos incentiva a manter o foco na produção de qualidade.”

Jorge Naimeg.

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer categoria Cereja Descascado:

1° lugar – Ricardo Bartholo

2° lugar – Jorge Fernando Naimeg

3° lugar – Lucas Ribeiro Vinhal

CATEGORIA NATURAL

A apresentação dos campões da categoria Natural não fugiu à regra da emoção.  O pódio desta categoria ficou por conta dos produtores Danilo Barbosa; Samir Aga e Augusto Ferreira Guimarães.

A felicidade de participar dos campeões da Etapa foi acompanhada de perto pelo público que vibrou juntamente com os cafeicultores e suas torcidas compostas por familiares, amigos e funcionários.

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Natural:

1° lugar – Danilo Barbosa

2° lugar – Samir Aga

3° lugar – Augusto Ferreira Guimarães

FERMENTAÇÃO INDUZIDA

Novidade da Etapa, a categoria Fermentação Induzida acompanha a tendência do processo de produção por fermentação induzida, valorizando o progresso das técnicas do saber fazer do cafeicultor aplicado ao pós-colheita.

A revelação da categoria Fermentação Induzida foi marcada pela presença feminina com duas cooperadas da Expocaccer, Maria Soraia Guimarães e Sheyla Heitor, no pódio.

A felicidade de participar dos campeões da Etapa foi acompanhada de perto pelo público, especialmente para o cooperado Agilmar Ferreira Pinto, que pela primeira vez participou de um concurso de qualidade de cafés, garantindo a conquista do primeiro lugar.  

Confira abaixo os nomes dos Campeões da Etapa Expocaccer na categoria Fermentação Induzida:

1° lugar – Agilmar Ferreira Pinto

2° lugar – Sheyla Velloso Heitor

3° lugar – Maria Soraia Guimarães

PREMIAÇÃO COFFEE MAKER

Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker ressaltou o importante trabalho desenvolvido do colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes dos cafés premiados em primeiro lugar de cada categoria.

Dois dos cooperados campeões não possuem Coffe Makers e realizaram todo o mapeamento da qualidade de seus cafés na Expocaccer.

Em reconhecimento, foi entregue uma medalha para os funcionários das fazendas.

Representando o cooperado Danilo Barbosa, o Coffee Maker Deyvid Oliveira Leandro recebeu a homenagem juntamente com a família Barbosa.

PATROCINADORES E PARCEIROS CAMPEÕES

Seguindo a tradição, a Etapa Campeões Expocaccer contou com patrocinadores e parceiros de peso como: Sebrae, Credicom, Solinftec, Cargil, Bayer / Cultura Agro Mais, Eisa, Castanhal, Mercon, Transportadora Atma e Cafeteria Dulcerrado.

Os representantes das empresas patrocinadoras prestigiaram o evento e foram homenageados pela diretoria da Expocaccer pela importante colaboração na realização do evento.

9° PRÊMIO REGIÃO DO CERRADO MINEIRO

Após a revelação dos campões o Superintendente da Federação dos Cafeicultores, Juliano Tarabal, entregou os certificados dos 10 finalistas (5 CD, 3 Natural e 2 Fermentação Induzida), do Prêmio do Cerrado Mineiro, que concorrerão à premiação do 9° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, no dia 18 de novembro.

Como realizadora da Etapa a Expocaccer não promoverá o leilão dos cafés do concurso. No novo formato, integrando as ações de intercooperação, o Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, em parceria com as equipes comerciais das demais cooperativas do Sistema, comercializará os lotes remanescentes das Etapas.

No Leilão do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro serão comercializados ainda 18 lotes, sendo os 10 melhores lotes da categoria Natural, 5 melhores da Cereja Descascado e os 3 melhores da Fermentação Induzida.

ASCOM Expocaccer