Cafés especiais, produção de qualidade e participação em concursos foram alguns dos assuntos abordados na transmissão ao vivo, realizada nesta sexta-feira, dia 23, com os 3 primeiros lugares das categorias Cereja Descascado e Natural, do Concurso de Qualidade de Cafés Campeões Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

Participaram da live os produtores, cooperados da Expocaccer, Jorge Fernando Naimeg; premiado nos primeiros lugares das duas categorias do concurso; Eduardo Pinheiro Campos, classificado em segundo lugar, e Francisco Guimarães, representando a mãe, a campeã Beatriz Aparecida de Souza Guimarães, classificada em terceiro lugar, ambos premiados da categoria Cereja Descascado.

Campeões na Categoria Natural, estiveram presentes os cooperados: Victor Marcelo Barbosa, representando Danilo Barbosa, ganhador do segundo lugar, e Bruno Antônio Henrique Franco, terceiro lugar, além de Jorge Naimeg.  

O público acompanhou a transmissão que foi mediada pela Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes. Durante a transmissão o Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Glaucio de Castro, e o Diretor Comercial, João Ferreira Júnior, realizaram a entrega dos troféus aos campeões.

“Gostaria de parabenizar os campeões aqui presentes e também todos os finalistas. Sabemos o quanto vocês se dedicam para produzir café de qualidade e estar entre os 3 primeiros é realmente um sinal de que vocês conseguiram se diferenciar bastante.”

Glaucio de Castro, Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer.

O público interagiu com os campeões, enviando perguntas e parabenizando os produtores pela premiação e a cooperativa pela iniciativa.

“Tivemos que nos adequar, conforme a nova realidade. Este ano não pudemos realizar o tradicional evento de revelação, de forma presencial, e celebrar juntos a alegria de estar entre os Campeões Expocaccer. Por isso, realizamos esta live como uma forma de comemorar e compartilhar esse momento de felicidade, além de dar destaque à qualidade produzida por nossos cooperados.”

Sandra Moraes, Trader de Cafés Expocaccer.

Os campeões foram questionados sobre os projetos sociais que vêm desenvolvendo paralelamente à cafeicultura. Dentre as iniciativas foram citados os projetos realizados em prol da educação e ao esporte realizados há alguns anos pelo produtor Eduardo Pinheiro Campos, no município de Presidente Olegário. De acordo com o cafeicultor, juntos, os projetos ajudaram cerca de 130 pessoas simultaneamente.

O campeão Francisco Guimarães destacou a doação anual de alimentos, uniformes e colaboração na realização da festa do dia criança que é feita pela família do cafeicultor aos alunos da Escola/Creche Semeio, localizada no Distrito de Catiara.  

Na ocasião, Jorge Naimeg citou o torneio de futebol beneficente promovido por sua família, onde os recursos são revertidos em prol da comunidade carente do Pântano, destacando também a sua colaboração para realização da formatura das turmas do ensino médio da Escola Municipal do Pântano.

O cooperado Bruno Franco que também tem uma fazenda de bovinos, contou que há 10 anos contribui com a doação de todo leite consumido no Asilo São Vicente de Paula, em Campos Altos.

Victor Barbosa, ressaltou a forte ligação que possui com a sociedade do Carmo Paraníba, relatando a colaboração de sua família na gestão do Asilo São Vicente de Paula nos últimos 20 anos.   

O alto padrão de qualidade dos cafés apresentados também foi um dos temas abordados durante a live. Os cafés premiados na quarta edição do Concurso Campeões Expocaccer surpreenderam o júri, atingindo mais de 90 pontos, na metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).

Este ano, a Expocaccer recebeu 238 amostras, um recorde em comparação com as edições anteriores do concurso. 

A live foi anunciada durante a cerimônia de revelação do Concurso Campeões Expocaccer, Concurso de Qualidade de Cafés da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, no último dia 15.

ASCOM – Expocaccer