Sucesso de público marca o Mulher & Café 2020, reunindo cerca de 100 mulheres em sua terceira edição.

Desde o seu lançamento, o evento Mulher & Café vem sendo marcado pela maior aderência do público feminino, inclusive pelo aumento significativo do número de participantes e apoiadores, demonstrando assim o sucesso do evento, a força e a representatividade que as mulheres vêm ganhando no mundo da cafeicultura.

Esse ano não foi diferente. O evento Mulher & Café promovido pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer para suas cooperadas, esposas, filhas e netas de cooperados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher reuniu cerca de 100 mulheres, que juntas participaram de uma manhã de muito conhecimento, diversão, empreendedorismo e café.

O evento foi aberto pelo Diretor Superintende da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, que ressaltou a importância da participação e da influência feminina na sociedade e os seus múltiplos papéis desempenhados.

“A comemoração do dia da mulher dá ainda mais destaque à rica compreensão da importância e dignidade da mulher. São notórias e especiais as contribuições que vocês dão onde quer que estejam inseridas, seja nos negócios, na família e, especialmente, na cafeicultura. Fazem toda a diferença. Na cafeicultura, os recentes prêmios nos principais concursos de qualidade nacionais e internacionais demonstram isso. No empreendedorismo, o crescente número de mulheres nesse ramo associado ao sucesso alcançado e ainda no ambiente familiar, onde conseguem desempenhar com maestria os múltiplos papéis, também denotam muito bem a força feminina. Vocês, mulheres, são exemplos a serem seguidos por nós homens e têm a nossa admiração e o nosso respeito.”

Simão Pedro de Lima

Mulher & Café foi realizado na propriedade da cooperada Célia Nunes, na Fazenda Nunes Coffee, pela Expocaccer, e contou com a parceria do Sebrae, que, por meio do programa Sebrae Delas (projeto que promove o sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres), trouxeram a Especialista em Gente, Gestão e Experiência do Cliente, Daniela Augusta.

Com o tema: “Os desafios do empreendedorismo feminino”, Daniela apresentou de forma bem-humorada experiências pessoais e profissionais, técnicas para empreender e formas de como driblar as possíveis dificuldades.

“Foi uma honra participar de um evento tão lindo e poder conversar sobre empreendedorismo com essas mulheres incríveis da Região do Cerrado Mineiro, que realizam com excelência, independentemente das circunstâncias. Sabemos o quanto não é fácil assumir tantas tarefas diárias, mas, acima de tudo, sabemos também o quanto somos fortes e é por isso que assumimos e acabamos dando conta do recado.”

Daniela Augusta

Durante o evento, a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, apresentou o calendário de ações e eventos do Programa Elas no Café 2020, com destaques para a realização de novo Workshop Elas no Café e para um espaço exclusivo do Programa na Jornada da Qualidade.

As convidadas tiveram a oportunidade de conhecer também o case de sucesso da produtora e cooperada da Expocaccer, Mariê Nakao, que compartilhou sua trajetória como mulher empreendedora na cafeicultura e os desafios enfrentados por ela.

“A ideia foi mostrar para as participantes do encontro que não é fácil assumir o comando de uma empresa em um universo completamente masculino, mas com trabalho duro e muito preparo é possível superar os obstáculos.”

Mariê Nakao

Para a cooperada Neli Jesus Vergutz, o Mulher & Café é um momento já reservado na agenda anualmente.

“O Mulher & Café é trabalho muito promissor que capacita e incentiva a nossa participação e compromisso em produzir cafés de qualidade. Somos estimuladas a fazermos a diferença junto ao nosso empreendimento. Isso nos fortalece e nos mostra que o caminho é este. Foi uma homenagem maravilhosa. Um evento muito bem organizado e com palestras muito motivadoras.”

Neli Vergutz

A emoção do dia ficou por conta da anfitriã, Celinha Nunes, que representando todas as mulheres recebeu uma homenagem da Expocaccer em reconhecimento pela importante atuação nos negócios, na família e na cafeicultura local.

“Muito gratificante poder compartilhar esse momento na minha propriedade. Aqui a gente percebe que tudo foi pensado nos mínimos detalhes para nos deixar ainda mais à vontade para aprender, nos divertir e o melhor: isso tudo regado a cafés de qualidade. Agradeço à Expocaccer e toda equipe pela organização, por ter escolhido o meu espaço para nos presentear com a realização do Mulher & Café.”

Celinha Nunes

Foi realizado ainda o “Momento do Café”, ocasião em que as participantes contemplaram os cafés da produtora Dalgiza Broze Naimeg, que integrou a Edição do Produtor do mês de março, da Cafeteria Dulcerrado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e da anfitriã, Celinha Nunes.

Para Dalgiza o momento colaborou ainda mais para a integração das convidadas.

“Aqui revemos pessoas queridas, conhecemos outras mulheres que são referências na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro e aprendemos mais sobre os diversos temas que envolvem a mulher. Fechar o Mulher & Café com esses cafés deliciosos dá mais um gostinho de quero mais.”

Dalgiza Naimeg

Mulher & Café & Solidariedade

Ao final do evento as mulheres foram contempladas com uma bolsa totalmente confeccionada à mão pelas crianças da instituição filantrópica União Fraterna Hilton Gonçalves Dias, que leva cultura e educação para crianças e jovens carentes do bairro Serra Negra, em Patrocínio.

A iniciativa foi promovida pela Expocaccer como forma de reconhecer os trabalhos desenvolvidos e o importante papel realizado pela instituição.    

Mulher & Café faz parte do Programa Elas no Café, que visa promover o potencial empreendedor e inovador feminino, com o objetivo de aproximá-las cada vez mais do mundo da cafeicultura, da lavoura até a xícara.

Instituições Parceiras

O evento contou com a parceria do Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, além das empresas Moto Minas, Valoriza, Unicred, Floema Nutrição Vegetal, Exame Medicina Laboratorial, Protege Minas Saúde e Segurança do Trabalho, Angélica Ferreira Soluções Empresariais e Cafeteria Dulcerrado Cafés Especiais do Produtor.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Naiara Marra, o Mulher & Café 2020 estimulou o empreendedorismo feminino, contribuindo para tornar os negócios ainda mais competitivos.

“A capacitação e orientação podem transformar sonhos em oportunidades de negócios, estimulando o desenvolvimento de competências, comportamentos e habilidades”.

Naiara Marra

ASCOM – Expocaccer