Além de palestras, os eventos contaram ainda com sorteios de exames preventivos

Durante os meses de outubro e novembro a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado promoveu eventos que estimularam a prevenção e conscientização sobre a saúde de seus funcionários.

As ações foram iniciadas no mês de outubro com a aderência da campanha internacional “Outubro Rosa”. Criada na década de 1990, o movimento de adesão mundial é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e as formas saudáveis de cuidados; viabilizar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e colaborar para a diminuição da mortalidade. O Câncer de mama é considerada a doença mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo.

Com o intuito de chamar a atenção das funcionárias para a importância dos cuidados com a doença, a Expocaccer preparou, no último dia 26/10, um café da manhã especial para as mulheres da cooperativa, que também participaram de apresentação sobre a saúde mental na prevenção do câncer de mama, atividades físicas, e ainda de um sorteio de exames de mamografia.  

Dando continuidade as iniciativas, nos dias 07 e 08/11, foi a vez da Expocaccer promover a “Blitz Novembro Azul”, por meio de um lanche da tarde para seus funcionários.

De acordo com informações da Fundação do Câncer, as principais vítimas do câncer de próstata são homens a partir dos 50 anos e pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. 

Com o intuito de reforçar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce das doenças do homem, em especial a do câncer de próstata que atualmente é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, foi realizada uma apresentação da empresa Protege Saúde e Segurança do Trabalho. Em bate papo descontraído, os funcionários da Expocaccer foram informados a respeito da prevenção das doenças masculinas e do câncer de próstata, além de suas formas e quais os exames ideais para prevenção. Ao final, foi realizado o sorteio de exames clínicos para os participantes. 

Ao longo dos seus 26 anos, a Expocaccer vem periodicamente realizando ações que promovem e estimulam a saúde de seus funcionários, como é o exemplo da ginástica laboral desenvolvida semanalmente pelo Fisioterapeuta Rafael Henrique Verona em todos os setores da cooperativa.

“As atividades envolvem exercícios, com um tempo mínimo de 15 minutos, e incentivam a conscientização sobre a importância da prática diária, além de colaborar para a saúde mental dos funcionários que acabam interagindo mais entre eles e assim se divertindo também.”

Rafael Henrique Verona – Fisioterapeuta

ASCOM – Expocaccer