Intercooperação, resultado do concurso de cafés produzidos por mulheres e cuppings são algumas das atrações

A Semana Internacional do Café 2022 (SIC) promete ser ainda mais especial para a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, que após quase 3 anos sem participar oficialmente de uma das maiores feiras de cafés do mundo, devido à pandemia da Covid 19, retoma as atividades com uma estratégia de intercooperação e participação especial na programação.

A Expocaccer estará presente nos três dias de evento, previsto para acontecer entre 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte-MG, no estande da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, juntamente com as sete cooperativas ligadas ao Sistema Região Cerrado Mineiro (RCM).

“No estande vamos apresentar as cooperativas e as associações ligadas ao café da Região, contar a história da primeira Denominação de Origem para café do Brasil e celebrar os 50 anos de cafeicultura do Cerrado Mineiro, assim como a sua importância e representatividade no país.”, destaca o Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro.

Glaucio de Castro

Dentro da Programação, a Expocaccer marcará presença também nas principais palestras promovidas pelo evento, com apresentação do Diretor Superintendente da cooperativa, Simão Pedro de Lima, no dia 16, no Painel “A responsabilidade de abastecer o mundo com café: qualidade, diversidade e eficiência.” O Diretor da Expocaccer apresentará juntamente com o Presidente do Conselho da Plataforma Global do Café (Gcp), Carlos Brando; a Diretora-Executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira; o Professor Titular Universidade Federal de Lavras, Flávio Meira Borém e o Diretor Executivo do Conselho Dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos.

A Expocaccer conta ainda com a participação de outros representantes entre cooperados e técnicos, como é o caso do Painel “Eficiência na utilização dos recursos naturais: o que podemos mostrar ao mundo e o que devemos aprender ainda, que será apresentado pelo Engenheiro Agrônomo do Educampo Expocaccer, Caio Lazarini, e pela cooperada Guima Café, representada pela  Lucimar Silva, no dia 17.

A Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes, também é uma das atrações confirmadas na Sala Inteligência de Mercado, para falar sobre as ações e projetos realizados pelas cooperativas e associações em prol da maior participação das mulheres.

No estande da Região do Cerrado Mineiro o público poderá conferir de perto o lançamento de 2 labels de cafés especiais em comemoração aos 50 anos da cafeicultura na Região, participar dos cuppings de cafés de especiais, comprar cafés verde a granel e industrializados, além de ter acesso a uma lojinha com souvernis.

Na programação da cooperativa consta também a revelação das campeãs do concurso “Elas no Cerrado Mineiro”. A iniciativa visa promover a qualidade dos cafés e o fortalecimento da intercooperação com a premiação dos cafés produzidos pelas cafeicultoras das cooperativas do Sistema RCM que apresentaram suas amostras.

Outro momento que promete marcar a SIC é o Coffee of The Year. O concurso tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café. A Expocaccer possui cooperados entre os finalistas.

Para conferir a programação completa da SIC acesse:

https://semanainternacionaldocafe.com.br/

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

Por meio de palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas, a SIC oferece conteúdo atualizado para os profissionais do setor.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal.