Material ressalta a importância da Campanha Setembro Amarelo

Em tempos de tantas despedidas, de perdas irreparáveis e inesperadas, a valorização da vida tem sido uma importante causa a se abraçar. Consciente sobre a relevância da iniciativa, a  Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado lançou nesta sexta-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um vídeo de apoio à causa.

A data foi instituída pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e este ano tem o tema: “Criando Esperança Através da Ação”, como forma de estimular uma atitude coletiva para lidar com esta que já é uma pauta de saúde pública.  

No material audiovisual lançado pela Expocaccer, o Diretor Superintendente da cooperativa, Simão Pedro de Lima, traz uma reflexão sobre a importância de cada pessoa, seja no ciclo familiar ou social em que está inserida, e de ações simples como ajudar quem mais precisa.

No vídeo, o diretor faz ainda uma conexão com a música do Gonzaguinha que nos ensina em sua canção intitulada “O que é, o que é?” a pensarmos sobre a forma como cada um pode encarar a sua vida, o seu dia a dia, sobre os prazeres e as dores de se estar e de se sentir vivo, além da esperança por dias melhores.

“Esta é uma campanha de relevância durante todos os meses do ano, mas que, graças às organizações de saúde, tem em setembro uma oportunidade de dar um maior destaque. Não se trata de modismo, mas sim de uma necessidade de pararmos para refletir sobre o valor da vida. Para nós e para quem convive conosco.”  

Com o mote “A sua história nos ajuda a construir a nossa”, a Expocaccer dará continuidade à campanha Setembro Amarelo também com os seus colaboradores ao longo do ano, por meio de comunicações e materiais informativos e motivacionais.

O vídeo da cooperativa poderá ser assistido no Instagram, Facebook, site e Youtubube da Expocaccer.

A Campanha Setembro Amarelo existe desde 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organizou oficialmente as ações em prol da causa no calendário nacional.

De acordo com a ABP, anualmente são registrados mais de 1 milhão casos de suicídios no mundo, sendo 13 mil no Brasil. Nessa triste realidade, os jovens são maioria e cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.  

A Associação Brasileira de Psiquiatria ressalta que o reconhecimento dos fatores de risco e protetores são fundamentais para ajudar as pessoas e coloca em seu site à disposição dos interessados uma lista de psiquiatras associados para pesquisa. Para quem desejar consultar, basta acessar o site: https://www.setembroamarelo.com/

ASCOM Expocaccer