Na tarde desta quarta-feira, dia 1° de julho, o Conselho de Administração da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer elegeu Gláucio de Castro como Presidente e reelegeu, como Vice-Presidente, Marcelo Montanari.

A reunião foi realizada na Sede Administrativa da Expocaccer e as eleições ocorreram por unanimidade.

De acordo com o novo Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Gláucio de Castro, sua gestão pretende fortalecer ainda mais os cooperados e promover a intercooperação entre cooperativas da região.

Vejo a importância da integração e intercooperação da Expocaccer junto às cooperativas da Região do Cerrado Mineiro. Além disso, pretendo dar continuidade aos trabalhos de pertencimento que vêm sendo desenvolvidos, de modo a gerar ainda mais benefícios para os cooperados da Expocaccer, ressaltando o valor que eles têm para a Expocaccer e que a Expocaccer possui para eles.

Gláucio de Castro

Para o Vice-Presidente reeleito, Marcelo Montanari, melhorias e qualidade continuarão no foco da gestão.

A gestão do Ricardo Bartholo foi muito ativa e proveitosa para a Expocaccer em todos os sentidos. Tenho certeza de que com o Gláucio não será diferente e fico muito feliz por ele. Agradeço aos cooperados pelos votos de confiança e vamos dar seguimento aos trabalhos.

Marcelo Montanari

A eleição foi realizada com base no Estatuto da Expocaccer, que foi reestruturado e aprovado em dezembro de 2018, juntamente com o inovador modelo de governança, ambos frutos de uma ação estratégica da cooperativa, coordenada pelo então Presidente, Ricardo Bartholo.

Ricardo Bartholo assumiu a presidência da Expocaccer em 2016 e, além da reestruturação da cooperativa, deixa em sua gestão outros importantes feitos para os cooperados e para a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, a exemplo de iniciativas que promoveram o aumento do volume de comercialização de cafés para os mercados interno e externo; a reforma do Estatuto Social, que conferiu à Expocaccer um modelo de governança moderno, profissionalizado e mais próximo aos cooperados; e a recente realização da primeira unidade de armazenamento exclusiva para cafés especiais da região.

Há mais de 20 anos Ricardo Bartholo participa efetivamente das ações e da história da Expocaccer, atuando como cooperado, presidente e vice-presidente em gestões anteriores. Agora, Bartholo continua sua trajetória contribuindo como membro do Conselho de Administração da cooperativa.

Buscamos a restruturação dos processos da Expocaccer, melhoria da equipe interna, dentre outras ações que geraram ainda mais qualidade aos serviços prestados aos cooperados e clientes. Isso tudo foi fruto das determinações do Conselho de Administração. Inclusive, na opinião de cooperados e clientes externos, a Expocaccer se solidificou como uma das principais cooperativas de café do Brasil, no mundo e como a principal da Região do Cerrado Mineiro e isso muito me orgulha. Agradeço a todos pelo apoio e compreensão que sempre tiveram com a minha pessoa. Tenho certeza que teremos uma cooperativa cada vez melhor.

Ricardo Bartholo

Presidente e Vice-Presidente Eleitos

Os eleitos, Gláucio de Castro e Marcelo Montanari, poderão permanecer na gestão até o exercício de 2022.

Gláucio de Castro é cooperado da Expocaccer e sua experiência na gestão da cooperativa vem desde 2016, quando foi eleito como Vice-Presidente e, recentemente, como membro do Conselho de Administração da cooperativa.

Sua trajetória como cafeicultor é marcada por sua participação ativa junto às principais instituições ligadas aos interesses dos produtores e da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro. Atualmente, além de Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Gláucio de Castro é Presidente do Consórcio Cerrado das Águas e Vice-Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Marcelo Montanari é Vice-Presidente do Conselho de Administração e cooperado da Expocaccer. Representando a quarta geração de cafeicultores de sua família, Montanari se destaca por estimular ações na cooperativa que promovem a sustentabilidade aliada à produção de qualidade.

ASCOM – Expocaccer