A conquista foi alcançada com 100% de aprovação dos critérios estabelecidos pela auditoria

A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores acaba de conquistar o selo Certifica Minas, se consagrando como a primeira Cadeia de Custódia certificada com o selo na Região do Cerrado Mineiro. 

Esta é a segunda conquista da cooperativa, que em menos de um mês teve duas aprovações de 100% dos critérios estabelecidos durante auditorias para certificação.

A auditoria do Certifica Minas foi realizada no dia 17 de junho de 2021, pelo IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, por meio do auditor Cleidson Sorares Ferreira; sendo gerenciada pelas Agentes de Certificação da Expocaccer, Farlla Gomes, Taynara Rodrigues e Karolina dos Anjos; pelo Gerente Geral dos Armazéns da Expocaccer, Willian Alves; e com o auxílio da Consultora da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Andreza Sebaio.

Com o selo Certifica Minas, a Expocaccer fica autorizada a armazenar e comercializar os cafés dos produtores que possuem essa certificação, confirmando assim o seu compromisso e fomento à produção de cafés que cumpram os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, atendendo também às normas trabalhistas.

Certifica Minas é o Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais do Estado de Minas Gerais que possui o objetivo de assegurar a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no Estado e a sustentabilidade de seus sistemas de produção, proporcionando a esses produtos maior competitividade e favorecendo sua inserção nos mercados nacional e internacional.

De acordo com o Gerente Geral dos Armazéns da Expocaccer, Willian Alves, o selo Certifica Minas marca o pioneirismo da cooperativa e garante também a excelência na rastreabilidade e tratamento do café nas instalações da cooperativa.

“Temos vários produtores que já possuem a certificação (Certifica Minas) em suas propriedades e o o fato de estarmos habilitados para armazenar e comercializar seus cafés os auxiliará ainda mais. Além disso, atualmente, apenas quatro armazéns são certificados com o Certifica Minas no Estado, sendo a Expocaccer a primeira unidade armazenadora do Cerrado Mineiro. Essa é mais uma certificação que checa os procedimentos e serviços da nossa cooperativa confirmando que estamos realizando um bom trabalho.”

Willian Alves

Durante a avaliação, os auditores evidenciaram todo o processo do café na Expocaccer, desde a entrada, o embarque, à armazenagem in loco, até a compra e venda do café.

ASCOM – Expocaccer