Armazém é o primeiro da região e traz novo conceito de preparo de cafés com alto padrão de qualidade ao Cerrado Mineiro.

A cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro conta agora com um armazém específico para recebimento, armazenagem e rebenefício de cafés especiais.

Proporcionar ainda mais qualidade no preparo de cafés especiais e oferecer maquinários exclusivos para rebenefício na origem de micro e nanolotes, cafés gourmet e grãos que resultem em bebida de maior pontuação. Esses são alguns dos objetivos da mais nova Unidade de Cafés Especiais da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer. 

Com capacidade para receber até 380.000 sacas de café, para rebenefício de uma média de 1.300 sacas ao dia e estrutura moderna, a Unidade de Cafés Especiais é a primeira Unidade Exclusiva de Cafés Especiais da Região do Cerrado Mineiro.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Gláucio de Castro, a Unidade de Cafés Especiais da Expocaccer deve agregar ainda mais valor ao negócio do cafeicultor da Região do Cerrado Mineiro.

“Foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões de reais na obra. Além de oferecer maior qualidade no preparo dos cafés dos nossos cooperados, que já possuem vasta experiência na produção de cafés de alto padrão, com a nova unidade vamos atender também os mercados mais exigentes de cafés especiais e os lotes de cafés para os principais concursos do país e do mundo, ampliando assim a visibilidade que a Expocaccer já possui como fornecedora de cafés especiais.”

Gláucio de Castro – Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer.

De acordo com o Diretor de Operações e Logística da Expocaccer, Leonardo Canto, a Unidade de Cafés Especiais apresenta um novo conceito de preparo dos cafés especiais dos cooperados.

“Vamos oferecer duas linhas de preparo, sendo uma linha para microlotes e outra para nanolotes, ou seja, lotes com pequena quantidade de sacas a serem preparadas. Os maquinários convencionais, em regra estão dimensionados para preparar lotes abaixo de 20 sacas, o que agora poderá ser realizado no novo armazém.”

Leonardo Canto – Diretor de Operações e Logística da Expocaccer.

Para operação dos novos maquinários, desde 2018 vem sendo investidos treinamentos para todos os funcionários do armazém, que tiveram cursos sobre os processos que envolvem os cafés especiais em todas as suas etapas, desde a padronização de cafés especiais nos maquinários até a manipulação de cafés para exportação e comercialização para os mercados interno e externo. 

“O novo conceito de armazém conta com maquinários e operadores alinhados com a ideia de preparo de cafés de alta qualidade que concorrerão em concursos de qualidade, e, portanto, a execução das guias de serviços exige maior tempo e um olhar mais apurado para os resultados. Para tanto, nossos operadores e encarregados participaram ativamente do conceito do projeto desde o início, e acompanharam dia a dia a execução das obras, de modo a garantir também maior qualidade na operação das máquinas.”

Leonardo Canto – Diretor de Operações e Logística da Expocaccer.

Os treinamentos das equipes de operadores de maquinário, empilhadeiristas, conferentes e auxiliares de serviços estão sendo desenvolvidos desde 2018. Além do treinamento interno, foram realizadas visitas técnicas nas fazendas de nossos cooperados com o objetivo de proporcionar mais conhecimento, troca de experiências e maior eficiência na manipulação dos cafés especiais.

“A expectativa é que além dos mais de 640 cooperados a Unidade de Cafés Especiais da Expocaccer atenda a crescente demanda dos mercados interno e externo.”

Simão Pedro de Lima – Diretor Superintendente da Expocaccer.

“No segmento de cafés especiais, a Expocaccer, se não foi o primeiro armazém do Brasil, foi um dos precursores, a montar uma linha destinada à cafés especiais. Lembro que há mais ou menos 18 anos, foi lançada a linha especial “Cafés do Japão”. Fico muito contente, pois nos últimos anos a demanda por cafés de alta qualidade aumentou muito. O investimento da Expocaccer em cafés especiais vai além dos maquinários, engloba também as pessoas envolvidas nos processos. Isso tudo garante mais qualidade e destaque aos cafés do Cerrado Mineiro, dos cooperados da Expocaccer, já conhecidos nacionalmente e internacionalmente por sua excepcionalidade.”

Carlos Akio Yamaguchi – Presidente da Cerrad Coffee no Japão e especialista em cafés especiais há 30 anos.
Unidade de Cafés Especiais – Expocaccer

Rastreabilidade e Segurança

A Expocaccer conta com um sistema completo e informatizado de rastreabilidade dos cafés. Esse sistema garante e mantém a integridade do café do produtor.

Com a rastreabilidade são disponibilizadas todas as informações dos lotes depositados nos armazéns da Expocaccer, que possuem identificação completa e individual (por lote), em todas as etapas do processo, permitindo assim a certificação de origem da qualidade dos cafés dos cooperados e consequentemente agregando ainda mais valor ao produto do cafeicultor.

Diante da situação de pandemia global causada pela Covid-19 (coronavírus), a Expocaccer vem adotando regularmente medidas protetivas à saúde de todos os envolvidos nos processos durante a safra. Dentre elas, estão o reforço na higienização de toda cooperativa, bem como das Unidades de Armazenamentos, assim como de toda equipe envolvida, limitação no atendimento ao público; exigência do uso obrigatório de máscaras para todos os profissionais da cooperativa; além do seguimento às normas estabelecidas pelo Plano de Manejo e Técnicas Sanitárias de Saúde e Segurança do Trabalho e pelos órgãos de saúde e governamentais do país.

Desde março a Expocaccer vem promovendo ações de combate à Covid-19 (Coronavírus) e divulgação de informações de proteção à saúde de cooperados e trabalhadores em geral. Além da disponibilização da tradicional Cartilha de Safra, uma cartilha contendo orientações preventivas contra o Coronavírus também foi lançada pela Expocaccer para orientar os cooperados à adotarem boas práticas nas propriedades rurais, especialmente durante o período de colheita.

Dentre as ações de combate à Covid-19 da Expocaccer estão também a doação de R$ 50.000,00 ao Hospital da Santa Casa de Patrocínio para compra de equipamentos, a divulgação de um vídeo com orientações nos ambientes de trabalho com um Infectologista, doação de 1.400 máscaras, sendo 1.000 para a campanha de distribuição de máscaras da Acip/CDL de Patrocínio- MG e 400 máscaras para famílias carentes da Região do Pântano, além de promover transmissões de lives e publicações nas redes sociais com informações sobre cuidados à saúde.

O Diretor Comercial da Expocaccer, João Ferreira Júnior, ressalta a importância dos cuidados necessários associados aos trabalhos desenvolvidos.

“Nossos Agentes, Técnicos do Departamento de Sustentabilidade e funcionários em geral estão dispostos (online e presencialmente) e atentos às necessidades dos nossos cooperados. Vamos continuar trabalhando, dentro do possível, com todas as medidas cautelares com relação à restrição de contato direto, à higienização, ao uso de máscaras e do álcool em gel a 70%, de modo a evitar qualquer situação de exposição com relação ao problema da pandemia.”

João Ferreira Júnior – Diretor Comercial da Expocaccer.

ASCOM – Expocaccer