O evento realizado pela UFV apresentou iniciativas que vêm promovendo o trabalho feminino no agronegócio

Quem acompanhou as redes sociais da Expocaccer na tarde desta segunda-feira, 04, viu flashes da participação da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerado no 5° Ciclo de Palestras Mulheres AGRO, promovido pelos docentes e estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Rio Paranaíba.

O evento foi criado com o objetivo de abordar os pilares para uma agricultura sustentável, com foco na gestão, boas práticas e tecnologia e a partir desses temas apresentar as iniciativas que vêm sendo realizadas na agricultura.

De acordo com Maria Elisa de Sena Fernandes, professora do curso de Agronomia da UFV – Campus Rio Paranaíba, o projeto Elas no Café da Expocaccer foi escolhido pelo trabalho que vem desenvolvendo de capacitar e gerar experiências, associando as boas práticas e destacando os trabalhos realizados pelas mulheres.

“Acreditamos que para alcançarmos plenamente a agricultura sustentável devemos ter a gestão, sustentabilidade e tecnologias como pilares. O convite ao Elas no Café vem justamente para mostrar o modelo de gestão e a liderança feminina no agronegócio café e assim inspirarmos outras mulheres de outras culturas.”

Explica Maria Elisa Fernandes.

Na oportunidade, a trader de cafés especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, falou da trajetória da cooperativa e apresentou o Programa Elas no Café, um case de sucesso que vem promovendo conhecimento, empreendedorismo associados à cafeicultura e colaborando com centenas de mulheres do Cerrado Mineiro.

Para ilustrar o sucesso do programa, a cooperada e conselheira de administração da Expocaccer, Mariana Heitor, compartilhou com o público os resultados obtidos por ela por meio do Elas no Café e a contribuição do projeto para o seu negócio.

“Apresentar o Elas no Café e ver o público interessado pelo projeto muito nos orgulha. Ele existe há mais de 6 anos e desde então vem se destacando por colaborar com mulheres ligadas à cooperativa e à cafeicultura da região, munindo-as de informações e promovendo capacitações para que elas possam compreender da melhor forma o universo que envolve a cafeicultura.”

Ressalta a trader de cafés especiais da Expocaccer, Sandra Moraes.

Além dos representantes da Expocaccer, participaram do 5° Ciclo de Palestras as integrantes do grupo Mulheres AGRO UFV-CRP, Maria Elisa de Sena Fernandes e Mariana Montanari e Cristina Veiga e Mariselma Sabbag do Grupo Mulheres do Brasil/Comitê do Agronegócio.

No público estavam também um grupo de cooperadas e familiares de cooperados da Expocaccer que foram prestigiar o evento.

ASCOM – Expocaccer