Rodada de atividades promoverá debates e cursos sobre as práticas e processos que envolvem a qualidade dos cafés

Os cursos e eventos sobre métodos, técnicas e processos que envolvem o antes, durante e pós-colheita de café no Cerrado Mineiro promovidos pela Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado estão de volta. O anúncio da continuidade das atividades do seu Programa Jornada da Qualidade 2022 foi realizado no dia 16, em evento exclusivo para parceiros comerciais da cooperativa ligados ao agronegócio e produtores da região.

Lançado no final de janeiro, após quase dois anos de realização totalmente online em função da pandemia, o programa retornou com seu formato original, presencial, com a estreia do Workshop Elas no Café, em fevereiro deste ano, em uma semana inteira de curso exclusivo para mulheres sobre cafés especiais.

A partir do dia 26 de março, a Jornada vem trazendo a nova programação com uma série de eventos e diversos cursos que incluem: torra; classificação de cafés; regulagem de maquinários, produção de cafés especiais, manejos de pós-colheita, além do ciclo de palestras nas comunidades de 5 microrregiões do Cerrado Mineiro (Santo Antônio da Lagoa Seca, Abacaxi, Ibiá, Perdizes e Patos de Minas).

A Jornada prevê ainda um dia de campo que contará com a presença de parceiros do agronegócio com oportunidades exclusivas de negócios para os participantes.  

A Jornada da Qualidade da Expocaccer é um programa contínuo que visa instruir, capacitar e atualizar cooperados e funcionários dos cafeicultores com informações, procedimentos e troca de experiências que os auxiliem e possibilitem maior e melhor aproveitamento da qualidade dos cafés.

“A Jornada da Qualidade da Expocaccer é um momento importante de obter informações sobre as melhores práticas de colheita e pós-colheita, onde através dos cursos, palestras e do mapeamento de qualidade o produtor tem a possibilidade de se qualificar, conhecer cada vez mais o seu potencial, além de poder ajustar o manejo e técnica. Esses momentos permitem também que o produtor acesse negócios e mercados diferenciados e consequentemente agregue ainda mais valor aos seus cafés.”

Ressalta o Gerente de Compras da Expocaccer, Wellis Caixeta.

O programa existe há 11 anos e deste então, percorrendo comunidades rurais de Patrocínio e região, reúne cooperados da Expocaccer, cafeicultores em geral, colaboradores das fazendas e parceiros da cooperativa ligados ao agronegócio.

Em 2020, o programa visitou 9 comunidades rurais em seis municípios do Cerrado Mineiro, alcançando cerca de 1.000 cafeicultores. Em 2021, em seu formato online, com a realização de lives pelo YouTube da Expocaccer, com produtores e os mais importantes especialistas da cafeicultura, a Jornada obteve mais de 6.000 visualizações.

Os eventos promovidos pela Jornada da Qualidade 2022 vão até o mês de dezembro e a programação com as datas poderá ser acompanhada por meio do site e redes sociais da cooperativa, no www.expocaccer.com.br ou @expocaccer (Instagram e Facebook).

Para participar, obter mais informações e tirar dúvidas, os interessados poderão entrar em contato também diretamente com a Expocaccer, pelo telefone: (34) 3839-9300.

Programação

Confira os eventos confirmados na Jornada da Qualidade 2022:

  • Curso de torra;
  • Curso de Classificação para Funcionários das Fazenda;
  • Palestra Custo, Estrutura e Técnicas de Manejos Biológicos;
  • Curso de Regulagem de Máquinas;
  • Semana de Cafés Especiais;
  • Expocaccer no Campo;
  • Processos de Fermentação com Foco na Demanda de Mercado;
  • Manejos de Pós Colheita: Foco na Secagem;
  • Elas no Café Módulo II – Edição Especial;
  • Expocaccer Teen;
  • Cupping Calibração;
  • Curso Sabores da Safra;
  • Mapeamento de Qualidade;
  • Mapeamento de Qualidade Elas no Café.

ASCOM – Expocaccer