Comitiva esteve no município para avaliar os impactos da geada

A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda. acompanhou na tarde deste sábado a comitiva de políticos ligados a agricultura que visitaram fazendas da região afetadas pela geada da última terça-feira, 20.

A comitiva em visita foi composta pelos Deputados Federais, Presidente da Frente Parlamentar do Café na Câmara Federal, Emidinho Madeira; o Vice-presidente da Frente da Parlamentar do Café, Evair de Melo; e pelo Deputado Federal e Representante do Cerrado Mineiro, Zé Vitor. 

As autoridades foram recepcionadas pelo Prefeito de Patrocínio-MG, Deiró Marra; Vice-Presidente da Expocaccer, Marcelo Montanari; Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima; Diretor Comercial da Expocaccer, João F. Júnior e por cafeicultores, técnicos da Expocaccer e representantes de cooperativas da região.

A visita foi encerrada na Cafeteria Dulcerrado, onde autoridades e participantes ratificaram seu compromisso em buscar soluções emergenciais para amenizar os impactos ocasionados aos cafeicultores em decorrência da geada.  

“O momento é de união, de unir forças entre cafeicultores, empresas e o governo para caminharmos juntos, lado a lado, sem deixar ninguém para trás. Estamos vivendo um momento muito difícil para a cafeicultura. Já vínhamos de uma seca e agora essa geada. Precisamos de um laudo preciso e confiável para verificarmos a proporção dos danos. A nossa intenção é verificar a possibilidade de um Decreto de Calamidade Pública e junto ao governo recorrermos a linhas de crédito e tentar um prazo de carência para o produtor poder recomeçar.” Colocou o Presidente da Frente Parlamentar do Café, Emidinho Madeira.

Colocou o Presidente da Frente Parlamentar do Café, Emidinho Madeira.

A Expocaccer e a Federação dos Cafeicultores, conjuntamente com as demais associações e cooperativas do Sistema Região Cerrado Mineiro, iniciaram na semana passada um levantamento das áreas atingidas pela geada e as consequentes perdas quantitativas.

ASCOM – Expocaccer