Os vencedores da Etapa concorrerão ao Prêmio Região do Cerrado Mineiro

A Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado encerrou o recebimento de amostras de cafés especiais para sua Etapa Campeões, com o recorde de 211 microlotes inscritos.

Encaminharam amostras os cooperados e associados do Sistema Região Cerrado Mineiro. Esses produtores consagrarão seus campeões classificando-os para o 11° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, com cerimônia de revelação prevista para acontecer no dia 30 de novembro, onde serão divulgados os nomes dos campeões regionais.

Os lotes apresentados pertencem às categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida.  

Os vencedores da Etapa Campeões da Expocacer serão revelados no dia 05 de outubro, em evento a ser realizado pela cooperativa que contará com a presença de todos cooperados que apresentaram amostras ao concurso.  

A Gerente de Cafés Especiais da cooperativa, Sandra Moraes, comemora o resultado e ressalta a qualidade também associada à sustentabilidade dos cafés que concorrerão no concurso. “A cada ano superamos marcas, mas o que nos chama a atenção não é somente a quantidade, mas a qualidade dos cafés que estão concorrendo. Em mais uma safra, viemos trabalhando iniciativas que vão além da busca por uma xicara perfeita, mas também ações que promovam a sustentabilidade na produção de cafés e a expectativa é muito boa de termos cafés de alta pontuações produzidos com responsabilidade socioambiental no pódio.”

Seguindo as etapas previstas, os cafés passarão por uma criteriosa avaliação sensorial com Q-Graders, que farão o ranqueamento das preciosidades recebidas.      

A Etapa Campeões Expocacer promove os microlotes de cafés especiais de seus cooperados, incentivando a produção de qualidade aliada à sustentabilidade.

O primeiro lugar de cada categoria receberá uma bonificação no valor de R$5.000,00.

Os cafés dos cooperados da Expocacer são conhecidos pelas características marcantes que há alguns anos vem mantendo o título de campeão nos principais concursos de qualidade do país.

ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal.