No ranking de produtividade das TOP 10 fazendas assistidas pela plataforma, 6 pertencem aos grupos da cooperativa

A excelência dos trabalhos desenvolvidos pela Plataforma Educampo Café da Expocaccer foi confirmada mais uma vez. É o que comprova o último Relatório Analítico do Educampo Café do Sebrae, divulgado em 2021.

O documento refere-se ao biênio 2018/2020 e apontou que das 10 fazendas analisadas na Região do Cerrado Mineiro na categoria “TOP 10 Fazendas da Plataforma Educampo no Cerrado em produtividade (sacas/hectare), 6 são assistidas pelos consultores do Educampo Expocaccer.

O Relatório Analítico é gerado pelo Sebrae e tem como objetivo disponibilizar aos produtores rurais, consultores especialistas e empresas parceiras do Educampo informações que possibilitem auxiliá-los nas tomadas de decisões, além do desenvolvimento individual e coletivo da cafeicultura.

Os resultados obtidos foram baseados em todas as propriedades participantes do Educampo Café na Região e passaram por rigorosas análises de consistência e qualidade, para, assim, garantir ainda mais confiabilidade nas informações geradas.

Ao todo, foram verificadas 212 fazendas e 1.549 talhões. 

Entre os aspectos avaliados estão: o perfil das propriedades e dos indicadores conforme a produtividade, perfil dos custos de produção por atividade, correlações entre o percentual da variedade plantada X produtividade X Idade, estratificação de retorno produtivo e econômico, dentre outros critérios. 

O Educampo Expocaccer atua há mais de 16 anos no Cerrado Mineiro e se destaca por fornecer aos cooperados ferramentas gerenciais exclusivas que auxiliam na construção do planejamento estratégico do negócio, tornando-o mais rentável e eficiente.

Atualmente a Expocaccer conta com seis grupos do Educampo assistidos por consultores especialistas em gestão da cafeicultura que, aliados aos cooperados, otimizam a performance econômica e financeira do negócio por meio de capacitação técnica e gerencial, garantindo sua sustentabilidade ambiental e econômica.

A Expocaccer também conta com uma equipe interna de coordenação do Educampo, que é responsável por promover a integração entre cooperados, consultores, cooperativa e o Sebrae.

Sobre o Educampo

O Educampo Café é uma plataforma tecnológica do Sebrae que gera a inteligência essencial para construir capacidades e criar oportunidades para a cafeicultura.

A plataforma fornece ferramentas gerenciais específicas para a cafeicultura que geram informações confiáveis e análises essenciais para construção de um planejamento estratégico efetivo para o negócio do cafeicultor.

A seguir, algumas das atividades desenvolvidas pelo Educampo:

  • Tecnologia e gestão efetiva para o negócio
  • Consultorias individuais apoiadas por ferramentas gerenciais exclusivas;
  • Capacitações que ampliam a experiência da gestão;
  • Troca de conhecimentos e networking entre produtores e consultores;
  • Especialistas selecionados e treinados pela metodologia Educampo Sebrae.

ASCOM – Expocaccer