Hoje é dia de celebrar a cooperação! Comemorado anualmente no primeiro sábado de julho, o dia internacional do cooperativismo tem o objetivo de aumentar a conscientização do papel das cooperativas na economia e nas suas relações sociais.

Este ano o tema central é “Cooperativas por um trabalho digno”, devido ao importante papel das cooperativas como empresas que possuem características de gestão democrática, que priorizam a justiça social e o desenvolvimento humano no local de trabalho.

De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional – ACI, uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Além do desenvolvimento econômico e social promovidos pelas cooperativas, elas representam mais trabalho e também empregos diretos e indiretos nos mais diversos setores.

Seguindo os pilares do cooperativismo, responsabilidade social, sustentabilidade e solidariedade, a Expoccacer é destaque também pelo trabalho realizado internamente, reconhecendo, através de seus funcionários, a importância da dedicação e colaboração oferecidas nas atividades prestadas para a manutenção da história e da qualidade dos serviços oferecidos.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos da cooperativa, Raquel Paza, o orgulho é um sentimento geral dos colaboradores.

“O que eu observo é um sentimento de orgulho em poder trabalhar diretamente com algo que é tão importante para a economia local: o café. As pessoas aqui, mais do que com o vínculo trabalhista, elas se afiliam à causa, pois elas não têm um dono ao qual representa, o que existe são os cooperados, que é um grupo de pessoas que acredita na economia do município, na produção de café, e que decidiu criar uma cooperativa. Essa compreensão gera respeito e efetiva participação para que os trabalhos sejam produtivos, tanto para os cooperados quanto para os funcionários.”

Para Alice Ferreira Lima, auxiliar de serviços gerais, os seus 20 anos de trabalho significam muito mais que uma oportunidade de prover sustento, é uma chance de crescimento pessoal.

“Desde que eu estou aqui na cooperativa eu já tive a oportunidade de fazer cursos de barista, de classificação, torra e prova de café tudo incentivado e realizado na Expocaccer”.

Os sentimentos de integração e de realizações profissional e pessoal podem ser facilmente compreendidos pelos funcionários dos diversos departamentos da cooperativa. Lusencor Vieira Borges, supervisor do departamento de Armazém I, relembra sua trajetória de 23 anos e a importância dessa integração para a evolução da cooperativa.

“Metade da minha vida eu passei aqui na Expocaccer. Eu vi a cooperativa crescer. Quando cheguei aqui só tínhamos um armazém, era uma empresa comum. Hoje temos uma estrutura e maquinário de alta qualidade, uma equipe ainda mais preparada e unida.”

Os esforços e resultados dos trabalhos prestados pela Expocaccer podem ser percebidos inclusive por aqueles que não integram o quadro de funcionários, é o que afirma o cooperado Thiago Motta.

“Qualquer cooperativa tem que estreitar a relação entre a entidade cooperativista e o cooperado, para que haja o entendimento de senso de pertencimento da cooperativa e seja possível enxergar os valores de se fazer parte dela, tanto de demanda quanto de oferta dos serviços oferecidos. A Expocaccer nos atende nesses quesitos. Sempre haverá a possibilidade de aprimoramento dos serviços oferecidos, pois, isso é um processo infinito e é o que eu vejo aqui.”

Como parte das comemorações do Dia do Cooperativismo, a Expocaccer, em parceria com a Unimed e o SICOOB CREDICOPA, está com campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e cestas básicas para doação ao Hospital do Câncer de Patrocínio.

Os donativos serão recebidos até o dia 25 de julho, das 08h às 18h, na recepção das cooperativas e entregues no dia 30 de julho, com a comemoração de uma festa julhina que será oferecida aos pacientes do HC.

Participe!