Concurso superou número de amostras de cafés das edições anteriores

A Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado anunciou nesta quinta-feira, 05, os ganhadores da sua Etapa Campeões, durante uma cerimônia de revelação, realizada em Patrocinio-MG.

O evento foi conduzido pela cerimonialista e jornalista Mônica Cunha, com participações de cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e institucionais e imprensa.

A Expocacer é a primeira das cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) a anunciar os produtores que concorrerão ao premio regional, previsto para acontecer no dia 30 de novembro, em Uberlândia.

Durante abertura do evento o Presidente da cooperativa, Fernando Nogues Beloni, ressaltou o compromisso da Expocacer em fomentar a produção de qualidade associada à sustentabilidade. “Nos orgulhamos em fazer parte deste trabalho de incentivo à produção de qualidade com responsabilidade socioambiental. Mudamos a forma de classificar os cafés quando entram no armazém, de forma que agora conseguimos identificar aqueles lotes que têm potencial para café especial. Sendo identificado, entramos em contato com os produtores para ver o interesse em disponibilizá-los para fazermos a comercialização. Nesta safra mapeamos mais de 1.200 sacas de café dos nossos produtores com notas acima de 90 pontos na tabela SCAA.”

A Etapa Campeões by Expocacer  faz parte de uma das fases do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que integra outras 5 cooperativas do Sistema RCM.

Este ano a cooperativa atingiu a marca de 214 amostras de café recebidas para o concurso, batendo assim um recorde em comparação às edições anteriores.

A cerimônia foi marcada também pela apresentação dos principios que norteiam o novo reposicionamento de marca da Expocacer, que foi apresentado por cooperado, colaboradores e diretores da cooperativa. 

Durante o evento, o Presidente, Beloni, e a Vice-Presidente da Expocacer, Mariana Heitor, entregaram os certificados de participação aos 10 finalistas de cada categoría.

Para o anúncio dos campeões, a Gerente de Cafés Especiais da cooperativa, Sandra Moares, explicou todo o proceso de recebimento de amostras, mapeamento de qualidade e descreveu as nuances de cada café campeão.

O primeiro lugar de cada categoria recebeu uma bonificação no valor de R$ 5.000.

Categoria Cereja Descascado

A surpresa marcou o evento de revelação dos campeões da Etapa, que contou com novos nomes de produtores entre os vencedores.

Na categoria Cereja Descascado (CD) todos os primeiros lugares ficaram para produtores estreantes em concurso de qualidade de cafés, com a seguinte classificação:

1° lugar – Luciano Rodrigues Carneiro

2° lugar – Elesandra Beloni

3° lugar – Cláudio Nasser

Categoria Natural

A categoría Natural também apresentou novos nomes para os cafés especiais, dentre eles a primeira colocação que ficou com o novo cooperado, José Augusto Guimarães, que em menos de 1 anos de associação com a cooperativa garantiu o pódio da etapa e sua primeira participação em concurso.

1° lugar – José Augusto Guimarães

2° lugar – Amanda Elizandre Galheri Bontempo

3° lugar – Maria Soraia Guimarães

Fermentação Induzida

A premiação da categoría Fermentação Induzida incluiu um reconhecimento duplo, onde o primeiro lugar, Deyvid Oliveira Leandro, além do pódio como produtor, conquistou também o Troféu Coffee Maker, dedicado aos profissionais da qualidade da fazenda.

Para Fermentação Induzida a ordem foi a seguinte:

1° lugar – Deyvid Oliveira Leandro

2° lugar – Virgínia Helena Crivelente Ferrero

3° lugar – Joelma Ferreira

Premiação Coffee Maker

Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker destacou o importante trabalho desenvolvido pelo colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes premiados nos primeiros lugares de cada categoria.

Em reconhecimento, eles receberam uma medalha e uma bonificação em dinheiro. Os Cooffe Makers da noite foram:

Categoria Cereja Descascado:

Marquinho do Cerrado

Categoria Natural:

Josué Couto

Categoria Fermentação Induzida:

Deyvid Oliveira Leandro

Patrocinadores e parceiros campeões

Em mais uma edição a Etapa Campeões by Expocacer contou com patrocinadores e parceiros e patrocinadores de longa data. Dentre eles estavam: Sebrae, Sucafina

Palini Alves, Sicoob Credicopa, Totvs, Atma, Irrigagiro, Stonex, Sicred.

ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal