Edição foi marcada por recordes de amostras enviadas pelos cooperados Expocaccer
Recordistas no número de amostras inscritas no Cup Of Excellence 2022, os produtores da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado se destacaram também pela qualidade dos grãos apresentados.
Os cooperados garantiram títulos entre os 10 melhores cafés e o de café com pontuação superior a 90 pontos. Foram os casos do cafeicultor Afonso Maria Vinhal, que subiu ao pódio com o terceiro lugar e um café de 90,53, da Fazenda Recanto, na Serra do Salitre-MG. e o da produtora Celia Regina Alves Nunes, que ficou entre os Top 10 melhores cafés do concurso, com um café de 88,75, da Fazenda Claudio, em Patrocínio-MG.
Na ocasião, a cooperativa comemorou também a vitória do cafeicultor Rafael Ribeiro Vinhal, que teve destaque com um café superior a 86 pontos.
A cerimônia de revelação dos ganhadores da fase internacional do COE 2022, sediada pela Expocaccer, foi realizada neste sábado, 29, pela primeira vez em Patrocínio-MG, maior município produtor de café do mundo, com a presença de cafeicultores de várias regiões produtoras e cooperados da Expocaccer, com destaque para as presenças dos ganhadores das edições do COE de 2017, o produtor Gabriel Nunes, e o vencedor da edição de 2021, Vitor Marcelo Queiroz Barbosa, além da imprensa nacional e internacional, juízes do COE e demais profissionais ligados ao mundo dos cafés especiais.
Para o Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro, a realização do COE em Patrocínio, sediado pela Expocaccer, enalteceu ainda mais o trabalho dos cafeicultores e da Região para o mundo.
“A quantidade de produtores que tivemos na fase final representa a qualidade dos cafés que temos na Região. Isso dá visibilidade e reconhecimento ao Cerrado Mineiro e também para o trabalho que os nossos cafeicultores fazem, demonstrando ao mundo que estamos comprometido não apenas com a quantidade, mas também com a qualidade.”
Glaucio de Castro
O evento promovido por meio de um projeto da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), que visa a promoção dos cafés arábica especiais brasileiros, foi conduzido pela jornalista e especialista em cafés, Mariana Proença.
No total de amostras encaminhas para fase internacional, das regiões produtoras do Brasil, a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro foi a que mais apresentou lotes, com um total de 39 lotes de cafés classificados, sendo 29 de cooperados da Expocaccer e 8 classificados para a fase final.
As provas dos cafés classificados aconteceram entre os dias 25 a 28 de outubro, no Centro de Excelência da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), e foram restritas aos juízes e à comissão da BSCA.
A próxima etapa do COE acontecerá no dia 01 de novembro com a realização do leilão dos cafés premiados no concurso.
Confira abaixo a lista de ganhadores da Fase Internacional do COE:
1º – Antônio Rigno de Oliveira Filho – Região Chapada Diamantina
2º – Maridalton Silva Santana – Região Chapada Diamantina
3º – Afonso Maria Vinhal – Região Cerrado Mineiro
ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal
Leave A Comment