O Concurso Campeões Expocaccer é um projeto do Departamento de Cafés Especiais da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer, maior cooperativa exportadora de cafés da região do Cerrado Mineiro.

Em sua quarta edição, o concurso é o precursor da região, sendo considerado também uma preparação para os produtores que participam de outros concursos de qualidade de café, uma vez que o evento, além de incentivar a produção, visa promover os microlotes de cafés especiais.

Concorrem ao concurso produtores(as), cooperados(as), e cooperativas e associadas à Expocaccer. Cada participante pode apresentar 2 amostras, sendo uma em cada categoria (Natural e Cereja Descascado), com lote mínimo de 5 sacas de café, da espécie arábica, produzidas no ano/safra 2020/2021, preparado conforme as especificações do regulamento, disponível no site da Expocaccer. 

Este ano, pela primeira vez na história do Concurso Campeões Expocaccer, o evento será aberto ao público, por meio de uma live que será transmitida no canal do YouTube da cooperativa, no dia 15 de outubro, às 18h.

Durante a live, o público poderá conhecer em tempo real os melhores cafés da safra e os três primeiros lugares das categorias Natural e Cereja Descascado.

O evento que acontece no maior município produtor de café do mundo, Patrocínio-MG, evidencia os cafés de alto padrão de qualidade produzidos na região do Cerrado Mineiro.   

A apresentação da cerimônia do concurso ficará por conta da Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, idealizadora e coordenadora do projeto na cooperativa, e da Campeã Brasileira de Barista 2019, Martha Grill.  

Dentre as novidades que serão apresentadas durante a transmissão ao vivo do concurso estão os projetos desenvolvidos pela Expocaccer, com destaque para a nova Unidade de Cafés Especiais – a primeira e única da Região do Cerrado Mineiro, exclusiva para micro e nanolotes. Serão exibidos os projetos que envolvem os cafés produzidos por mulheres, referências na região pelo pioneirismo. O público ainda poderá acompanhar as ações que a cooperativa desenvolve com foco na integração, valorização e promoção dos associados.

Leilão dos Campeões Expocaccer

Com o slogan “Dedicação que ultrapassa fronteiras”, o Concurso Campeões Expocaccer contará com o tradicional Leilão Cafés Campeões, que atrai a participação de compradores, exportadores e importadores de cafés, representantes de cafeterias e importantes torrefações. O Leilão tem como objetivo agregar ainda mais valor aos cafés classificados e fortalecer os laços entre a Expocaccer, seus cooperados, além de promover os lotes nos mercados interno e externo.

As 5 sacas preparadas dos 5 primeiros lugares de cada categoria serão disponibilizadas para a venda no leilão, com lance inicial de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), garantido pela Expocaccer.

Premiação ao Coffee Maker

Na premiação Coffee Maker do Concurso Campeões Expocaccer o colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes de cafés premiados recebem destaque durante o evento. Dessa forma, o primeiro lugar de cada categoria receberá premiação e bonificação em dinheiro, em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido.

Para conferir o Regulamento e o cronograma do Concurso Campeões Expocaccer, acesse: www.expocaccer.com.br

Campeões do Bem

Dentre as novidades do concurso está o Projeto Campeões do Bem, que vai destinar 10% do valor arrecadado no leilão à instituição filantrópica União Fraterna Hilton Gonçalves Dias, entidade filantrópica e assistencial que funciona há 18 anos, acolhendo cerca de 150 crianças e adolescentes carentes de Patrocínio, oferecendo aulas de alfabetização, inglês, música, informática, tricô, crochê, costura, biscuit, bordado, ponto cruz e artesanato.

Parcerias e Patrocínios Concurso Campeões Expocaccer

A quarta edição do Concurso Campeões Expocaccer já conta com patrocinadores e apoiadores de peso. Dentre eles estão a Patrocinadora Máster e madrinha do evento desde a primeira edição, Bayer e o Sebrae, parceiro da Expocaccer em diversos projetos, como o Educampo.

Mercon, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé e KP Fértil/ Harvest Minerals também integram o time de parceiros do Concurso Campeões Expocaccer 2020.

Edição do Produtor – Campeões Expocaccer

O Concurso também reserva para os primeiros lugares de cada categoria a venda de 1 saca de 60 kg para a Cafeteria Dulcerrado, que promoverá o lançamento dos cafés. Os cafés participarão da Edição Especial do Produtor “Campeões Expocaccer”, com comercialização prevista para novembro, nas lojas física e online da Cafeteria Dulcerrado.

ASCOM – Expocaccer