Quantidade e qualidade dos cafés que concorrerão no concurso de qualidade ganham destaque.

O Concurso Campeões Expocaccer 2020 promete ser um dos concursos de qualidade de café mais concorrido do ano, tanto pela qualidade quanto pela quantidade.

Com 238 amostras recebidas, a 4ª edição do concurso de qualidade de café da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer supera mais uma edição.

Outro fato que possui relevância é a qualidade dos grãos recebidos. Apesar de 2020 ser considerado o ano mais desafiador dos últimos tempos para os diversos segmentos do mundo, em decorrência da Covid-19, para os cooperados da Expocaccer, a excepcionalidade dos cafés conseguiu destaque em meio à colheita de 2020, especialmente para uma das maiores regiões produtoras de café do mundo, o Cerrado Mineiro.   

“Penso que a disputa esse ano será bastante acirrada, tendo em vista o alto padrão de qualidade das amostras recebidas. Pudemos constatar isso desde o mapeamento de qualidade. Os cafés estão muito especiais nesta safra, verdadeiros tesouros.”

Sandra Moraes, Trader de Cafés Especiais da Expocaccer e Coordenadora do Concurso.

Conhecidos nacionalmente e mundialmente pelos terroirs singulares e suas características marcantes, os cafés da Região do Cerrado Mineiro possuem particularidades que a consagram como a primeira região produtora de café com Denominação de Origem no Brasil.

Para o produtor Francisco Guimarães, o Concurso Campeões Expocaccer é também uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade aos cafés de alto padrão de qualidade produzidos pelos cooperados da Expocaccer.

“A Expocaccer é composta pelos melhores produtores da Região do Cerrado Mineiro, produtores dedicados que buscam sempre alta produtividade aliada a qualidade e estão sempre buscando informações e tecnologias para que nossa região continue sendo a melhor região produtora de café do Brasil. O Concurso Campeões Expocaccer vem celebrar e premiar todos esses produtores que constantemente produzem cafés únicos. Nossa família tem orgulho de fazer parte da Expocaccer e é uma satisfação poder mostrar os nossos cafés para o mundo através do Concurso Campeões Expocaccer.”

Francisco Guimarães, Cooperado Expocaccer e participante do Concurso Campeões Expocaccer.

Seguindo as etapas previstas pelo regulamento, os cafés passarão por uma criteriosa avaliação sensorial com Q-Graders renomados nacionalmente e internacionalmente, que farão o ranqueamento dos tesouros recebidos.     

Os 10 cafés melhores pontuados dentre os 40 finalistas – cinco de cada categoria, Natural e Cereja Descascado – participarão do Leilão dos Campeões, a ser realizado no dia 15 de outubro, horas antes do evento de Revelação dos Campeões.

Ainda com os cafés codificados e sem revelar os nomes dos cooperados campeões, o leilão será realizado online e contará com a presença de compradores, exportadores e importadores de café, além de representantes das mais importantes cafeterias e torrefações do Brasil e do mundo.

Os melhores cafés da safra 2020/2021 serão anunciados na cerimônia de Revelação dos Campeões, que será transmitida ao vivo e aberta ao público, também no dia 15 de outubro, pelo canal da Expocaccer no YouTube.

#SaveTheDate – Concurso Campeões Expocaccer 2020

Os cafés classificados em primeiro lugar de cada categoria terão divulgação e comercialização dos lotes na Edição Especial do Produtor da Cafeteria Dulcerrado.

ASCOM – Expocaccer