Evento apresentou as especialidades da culinária mineira

Fonte: Portal O Tempo

A culinária mineira, bastante conhecida pela diversidade e qualidade de sabores, foi destaque em um jantar especialmente organizado pelo chef mineiro Édson Puiati, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em Lisboa, Portugal, dentro da programação da Convenção dos Municípios Brasileiros, que apresentou o potencial turístico de Minas Gerais e sua gastronomia, que inclusive está com o processo de inscrição como Patrimônio Imaterial do Estado em andamento.

Para o jantar, Puiati contou com produtos cedidos por empresas mineiras, entre eles os cafés Dulcerrado, da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), de Patrocínio, além de feijões de pequenos produtores locais, cachaça Uberaba e queijos de Diamantina, produzidos na Fazenda Braúnas, feitos de maneira artesanal igual aos encontrados na serra da Canastra ou no Serro e já premiados com a medalha de outro no prêmio Queijo Brasil 2018. Para completar, o chef utilizou alguns insumos locais muito comuns entre as duas culinárias.

O cardápio especial foi servido para cerca de cem convidados brasileiros e portugueses, entre empresários, autoridades e jornalistas, que degustaram no último dia 10.

“Portugal tem ingredientes peculiares na culinária, como presuntos crus, linguiças, partes do porco defumado, embutidos muito fortes, queijos de ovelha, de cabra. Os pratos são molhados. No geral, é uma comida próxima da nossa. Eles têm o arroz, mas não aquela combinação que a gente faz com o feijão, a couve refogada. Os doces são carregados de ovos, mais sóbrios, os mineiros são mais doces por conta do açúcar da cana. O grande diferencial, no entanto, está nos café e nas cachaças, que aqui são bebida de lorde”, compara Puiati.

O evento

A comitiva mineira composta por empresários, secretários municipais e prefeitos de cidades mineiras participou de rodada de negócios, feira de produtos e jantares com investidores, associações, órgãos públicos, operadoras, redes hoteleiras e companhias aéreas locais para estreitarem relacionamento e fecharem parceria.

A Convenção dos Municípios Brasileiros foi organizada pelo Instituto Realidade Brasil e contou com a participação dos Estados do Amazonas e Ceará, que também exibiram seu potencial turístico para empresas europeias do segmento de turismo. No evento, que aconteceu no Hotel Dom Pedro Laguna, Minas Gerais foi responsável pelo jantar de abertura para os convidados.

“O evento marca o reinício da retomada, já que estamos vendo a economia aquecer novamente, juntamente com o turismo. É um momento ideal, pois a maioria das pessoas está vacinada, o verão europeu proporciona maior socialização, mesmo com as medidas de prevenção sendo tomadas. Por isso, pretendemos divulgar, diretamente ao público-alvo toda a potencialidade turística dos Estados e municípios participantes que, inclusive, poderão expor seus produtos na feira”, explica Maristela Valadares, idealizadora do projeto.

Minas para o Mundo

A Convenção dos Municípios Brasileiros também é a primeira ação de internacionalização da comida e da cultura mineira dentro da campanha Minas para o Mundo, do governo de Minas. A segunda parada será em Paris, na França, prevista para o dia 28 deste mês, a convite do governo francês.

O secretário Leônidas Oliveira definiu o evento em Lisboa “como uma oportunidade singular de negócios, atração de investimentos para fortalecer a meta basilar do RevivaTurismo, que é atrair turistas, gerando emprego e renda”.

“Mostrar Minas na convenção para o público europeu é de suma importância, pois é a primeira ação de internacionalização do destino Minas Gerais, que tem na cozinha mineira seu pontapé inicial. As semelhanças culturais e a cooperação entre os países, as conexões com o aeroporto em Confins, o idioma e, por último, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são potências, que unidas podem promover crescimento econômico do bloco”, destaca. Portugal é o segundo país que mais envia turistas para o Estado e é a porta de entrada para Europa, com os voos diretos da TAP entre Belo Horizonte e Lisboa.

Oliveira lembrou ainda que Minas tem muitos de seus patrimônios históricos com referência direta da colonização portuguesa. O evento em Portugal marca o início das celebrações do bicentenário de Independência do Brasil, que será comemorado em 2022.

ASCOM – Expocaccer