Evento faz sucesso entre cooperados e faz com que cooperativa amplie programação.

Quatro dias de muito conhecimento e troca de experiências sobre o mundo dos cafés especiais. Assim foi a Semana de Cafés Especiais realizada pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer, que aconteceu entre os dias 16 a 19 de março, reunindo produtores interessados em conhecer mais sobre o universo de cafés especiais, desde a produção até a xícara.

A Semana de Cafés Especiais ocorreu na Expocaccer e teve como objetivo preparar os cooperados para a produção de lotes de alta qualidade da safra 2020/2021.

Por meio de uma rodada de grupos, os cooperados aprenderam sobre as técnicas que vão desde a nutrição da planta, separação dos lotes até a secagem, conheceram mais sobre os resultados do pós-colheita na xícara e sobre as melhores condições para a produção de um café natural de altíssima qualidade.

Os efeitos das técnicas foram analisados na xícara, por meio de um cupping realizado na Sala de Prova da Expocaccer.

Os cursos foram dedicados exclusivamente para cooperados e contou com a participação de 70 produtores que realizaram as inscrições gratuitamente, por meio dos contatos de telefone e presencial na sede administrativa da Expocaccer.  O sucesso do evento garantiu que novas turmas, com novos conteúdos, sejam realizados, é o que anuncia a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moares.

“Quando idealizamos o projeto imaginávamos que haveria um interesse por parte de muitos dos nossos cooperados, mas a demanda acabou superando as expectativas. Antenados à importância do segmento e ao aumento do consumo de cafés especiais foi que criamos a Semana dos Cafés Especiais para dar apoio aos pequenos, médios e grandes produtores, com foco na qualidade. A resposta foi tão positiva que nos fez pensar em ampliar o evento, incluindo ele no calendário de ações da Expocaccer.” Sandra Moraes.

ASCOM – Expocaccer