Material destacou a relevância da cooperativa na cafeicultura e na economia mineira

A Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) divulgou os indicadores anuais do cooperativismo mineiro, com base na avaliação das 50 maiores cooperativas de Minas Gerais, quanto a sua participação no Produto Interno Bruto do Estado.

O Anuário 2024 de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro da Ocemg apresenta uma análise completa sobre o crescimento do setor em Minas Gerais.  No material consta o ranking das cooperativas mineiras por categorias quanto ao número de associados, empregados, receitas totais, sobras de exercício e riqueza gerada por associados, entre outras informações que indicam o desempenho das cooperativas.

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) teve destaque entre as cooperativas do segmento agronegócio, ocupando posição entre as top 10 do ranking.

Ingressos/Receitas Totais

Esta categoria do Anuário 2024 da Ocemg avaliou o valor total das receitas de produtos e serviços da cooperativa durante o período contábil.

A Expocacer ocupou a 4ª posição da lista, sendo a do ranking das 50 maiores.

Sobras Antes da Destinações

O resultado do exercício da Expocacer antes das destinações legais e estatutárias destacou a cooperativa como a de café de Minas Gerais.

Patrimônio Líquido

A soma do capital social, das reservas e fundos das sobras/perdas do exercício, sem os efeitos da inflação, mede os recursos próprios da Expocacer, colocando-como a 16ª do estado, uma posição acima se comparada com o ano passado.

Panorama 2024

Um dos materiais divulgados conjuntamente com o Anuário foi o Panorama 2024, material que revelou um resumo dos dados econômicos e sociais das cooperativas mineiras, por município e ramo.

A finalidade do Panorama é compreender as tendências que influenciam o desempenho, o crescimento e a sustentabilidade dos negócios cooperativos.

A análise feita na região do Ato Paranaíba apontou a cidade de Patrocínio-MG, como a maior em movimentação econômica e a 9ª do estado mineiro. A cidade que é considerada o maior município produtor de café do Brasil é também local da sede administrativa da Expocacer. 

O Panorama demonstrou também que a Cooperativa dos Cafeicultores é a 14ª em movimentação econômica, representando 53% da movimentação econômica de Patrocínio.   

“Os resultados apesentados pela Ocemg confirmam os impactos positivos do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cooperativa, em termos da qualidade e solidez, colaborando assim para o estado e para o município e consequentemente para o negócio de nossos cafeicultores e para toda a comunidade agrícola da região”, destaca o Diretor Presidente da Expocacer, Simão Pedro de Lima.

Sobre a Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 720 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes. ASCOM / Expocacer