Serviço vai avaliar e certificar o potencial dos cafés de seus cooperados

Qualidade em foco. A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado iniciou o Mapeamento de Qualidade 2021, com o objetivo de identificar e certificar cafés especiais, avaliados acima de 83 pontos.

O Mapeamento de Qualidade é uma ação da Jornada da Qualidade voltada exclusivamente para cooperados.

O Mapeamento reúne Q-Graders, classificadores e provadores de café da Expocaccer com foco na avaliação do potencial e da qualidade das notas sensoriais dos cafés dos cooperados.

“O Mapeamento de Qualidade é uma ferramenta importante para a tomada de decisão do produtor, pois a prova antecipada dos lotes auxilia sobre os processos e o melhor manejo de pós colheita a serem utilizados para potencializar a bebida do café produzido. Isso agrega ainda mais valor ao produto e aumenta a possibilidade de trazer maiores retornos financeiros.”

Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes.

Em cumprimento aos protocolos e recomendações dos órgãos governamentais brasileiros de saúde, desde o ano passado o Mapeamento de Qualidade da Expocaccer vem sendo realizado sem a participação dos cooperados.

Em 2021, os produtores poderão participar das provas de cafés, mediante agendamento prévio, sendo um cooperado por vez. Serão analisadas até 12 amostras por dia, sendo até 4 por cooperado.

Para participar do Mapeamento de Qualidade da Expocaccer o cooperado poderá falar com um dos seus agentes de compras ou diretamente com o Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer.

As avaliações dos lotes serão realizadas às terças, quintas e sábados, no laboratório de provas de cafés da Expocaccer, que foi totalmente reestruturado, e apresenta uma estrutura moderna, especialmente adequada para atender com maior qualidade e segurança os cafeicultores e clientes da cooperativa.

ASCOM – Expocaccer