Evento abordará práticas, métodos e perfis para obtenção da torra ideal

Você sabia que a torra do café é um dos principais processos para se extrair uma bebida de qualidade, tendo fatores decisivos para o aroma e sabor do produto final?

Pensando nisso a Cafeteria Dulcerrado, por meio da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, realizará nos dias 26 e 27 de março um curso exclusivo sobre torra de cafés especiais.

Os participantes aprenderão sobre as principais práticas, tempo, métodos e perfis para se alcançar a torra ideal para cafés especiais, além de apresentar e instruir as máquinas de torra utilizadas.

O curso será ministrado pelos mestres de torra da Expocaccer, MattheusNarcizo dos Santos, e da Cafeteria Dulcerrado, Aldair Maciel, que juntos possuem mais de 10 anos de experiência no mundo do café, com diversas especializações e títulos em campeonatos de torra.   

“Por meio de aulas teóricas e práticas vamos apresentar muito além das técnicas e segredos. A intenção do curso é oferecer experiências e ensinar sobre a influência de todos os fatores e processos da torra na xícara também, ou seja, para a qualidade da bebida.”

Revela Matheus Narcizo.

O evento faz parte do calendário de ações da Jornada da Qualidade 2022 da Expocaccer, que visa instruir, capacitar e atualizar pessoas que atuam no segmento café.

Ao todo, em dois dias, serão oferecidas 16h de curso, sempre das 8h às 18h, na Cafeteria Dulcerrado. Serão disponibilizadas 12 vagas.

Para participar os interessados deverão se inscrever pelo telefone: (34) 3839-9300.

Sobre os Mestres de Torra

Mattheus Narcizo atualmente é o Mestre Torrador de Café da Expocaccer. Seu primeiro contato com o grão foi com a torra de café de amostras de sala de provas e operacionalização de máquina de empacotamento da cooperativa, há mais de 18 anos. Desde a sua primeira experiência até hoje, Mattheus Narcizo passou a se dedicar e a se especializar na torra de grãos de cafés.

A experiência de Narcizo possibilitou ainda sua participação em alguns dos mais importantes campeonatos de torra do país, a exemplo da Copa Melita, em 2019, onde foi o vice-Campeão.

Aldair Maciel atualmente é o Mestre Torrador de Café da Dulcerrado. Sua trajetória no mundo dos cafés iniciou há mais de 8 anos quando trabalhou em fazendas cafeeiras. Seu conhecimento e formação no curso tecnológico em cafeicultura os auxiliam a desempenhar com excelência o trabalho como mestre de torra da Dulcerrado. Dentre as competições em destaque do Aldair está a classificação entre 13 melhores mestres de torra no Desafio de Torras (2021).

ASCOM – Expocaccer